Sua oficina está perdendo eficiência, você está se dando conta disso?!

eficiência da sua oficina

Olá, sempre procuramos abordar temas que são problemas em comum das empresas que prestam serviços e que interferem no faturamento e na eficiência.

Mas a boa notícia é que estes problemas podem ser trabalhados e melhorados, e nós sabemos como fazer a sua empresa faturar mais!

Hoje eu vim falar sobre eficiência, isso mesmo!!

Você sabe quanto dinheiro que você está perdendo por não estar atento a este indicador em sua empresa?!

Você sabe quantas horas você tem disponíveis para venda em sua empresa e quantas horas estão sendo faturadas? Afinal, oficina mecânica da dinheiro?!

Ficou um pouco confuso?! Vamos lá vou usar um exemplo para abordar este assunto.

O Foco:

Um erro gravíssimo que muitas empresas cometem é pensar que a maior margem de lucro tem que vir da venda de peças e não cobram devidamente pelas horas trabalhadas, aqui está o primeiro erro gravíssimo para se tornar uma empresa ineficiente.

O Foco de uma Oficina seja ela Multimarcas ou Concessionária, é vender soluções, resolver problemas com conhecimento que somente especialistas em manutenção possuem, se não fosse assim, as pessoas não procurariam especialistas para cuidarem das manutenções de seus veículos. Lembre-se você vende soluções, e assim como um médico, o maior valor está no conhecimento e na capacidade de resolução de problemas e entrega destas soluções, as peças são apenas um meio para entrega das soluções aos seus clientes.

O foco da venda de peças tem que ficar com empresas que são autopeças e não se tornar o foco das oficinas, suas preocupações em relação as peças devem se limitar a qualidade, garantia, prazo de entrega, preços e condições de pagamento que seus fornecedores lhe oferecem, e sempre que forem necessárias substituições de peças nos veículos de seus clientes, repasse estes valores com uma margem adequada a eles e não deixe de cobrar pelo seu conhecimento e tempo dedicado.

Poupança de Horas:

Errrooooo!!!!! Hora que passou e não foi vendida faturada é dinheiro que se perdeu, horas não se faz poupança, infelizmente!

Índice de Eficiência:

Tendo uma boa formação de preços, um serviço de qualidade, tem que se preocupar fortemente com o seu índice de eficiência. O índice de eficiência nada mais é que horas disponíveis * horas vendidas/faturadas, e aqui mora o perigo, as vezes isso passa despercebido no dia a dia, e é aqui que se perde muito dinheiro.

Detalhando um pouco mais, vou explicar como calcular o quão eficiente uma empresa está sendo, seguindo o exemplo prometido:

Eficiência nas Horas Relógio:

Digamos que uma empresa trabalha de segunda a sexta, expediente de 8h diárias, totalizando 40h relógio semanais, estas são as horas relógio disponíveis para venda, mas calma aí tem mais um detalhe em relação as horas, elas não se resumem simplesmente em horas relógio.

Eficiência nas Horas Homem:

É o número de mecânicos multiplicado pelo números de horas relógio, em um dia de 8h * 5 (cinco mecânicos), em uma semana, esta empresa tem (40h * 5 = 200h) 200h homens disponíveis para venda, porém uma pessoa não é produtiva 8h por dia (tem o cafezinho, a ida no banheiro, etc.), um número médio e bom de produtividade para uma pessoa em um expediente de 8h diárias apontado por pesquisas, seriam um total de 6h diárias (produtivas), mas isso não quer dizer que você não possa cobrar pelas 8h. Seguindo a média de 6h diárias por mecânico, uma empresa com 5 (cinco) mecânicos, em uma semana tem (30h * 5 = 150) 150h horas produtivas para vender/faturar.

Se no final desta semana esta empresa faturou apenas 30h, naquela semana ela teve um índice de eficiência de 20%, o que é muito ruim por sinal =(

Bônus:

Lembre-se, um ano tem 52 semanas, e no exemplo acima se o valor hora cobrado fosse de R$120,00 (cento e vinte reais), em um ano esta empresa pode faturar R$ 936.000,00 (novecentos e trinta e seis mil reais), considerando que os mecânicos são produtivos apenas 6h das 8h diárias de expediente, e considerando apenas a semana de trabalho de segunda a sexta, se fossem consideradas as 8h homens diárias, esta mesma empresa poderia faturar até R$1.248.000,00 (um milhão, duzentos e quarenta e oito mil reais) no ano, somente em serviços.

Já parou para fazer este cálculo em sua empresa?

Mais uma dica, o problema de um baixo nível de eficiência pode estar relacionado a baixa produtividade de seus colaboradores, mas isso é na minoria dos casos e este é um problema fácil de se perceber, mas a maioria dos casos de ineficiência está relacionada a falta de demanda (falta de veículos dentro da sua empresa), e é aqui que podemos te ajudar com a nossa solução, para te ajudar na atração, conquista e fidelização de clientes, mantendo um relacionamento próximo, organizando seu processo de atendimento, te ajudando a vender mais e a ser mais eficiente na venda de horas disponíveis em sua empresa!!

Quer saber mais como podemos te ajudar?! Envie seu contato via site ou através do endereço de e-mail atendimento@fronter.com.br e alguém da nossa equipe irá te responder rapidamente….

 

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