Marketing de serviços: mesmo clientes, novas vendas

mesmos clientes, novas vendas

O que acontece com seus clientes depois da garantia? Em muitos casos, ele começa a levar seu veículo para uma oficina não oficial. As razões podem ser muitas: custos, conforto … mas há uma razão que permanece escondida.

Muitas vezes ele não leva seu veículo ao revendedor oficial porque ele não mantém uma relação comercial com o cliente. Para esse problema, o objetivo do Marketing de Serviço é que a concessionária consiga capturar a totalidade dos serviços que seus clientes devem realizar durante todo o ciclo de vida de seu veículo .

Qual é o circuito ideal que o revendedor deve alcançar?

Nós compartilharemos algumas dicas e estratégias que nos permitem trabalhar nas diferentes etapas do relacionamento com o cliente.

Aproveite o potencial de vendas de cada cliente

Os sistemas modernos de gerenciamento de concessionárias geralmente geram dados para o concessionário conhecer as vendas em potencial de cada cliente com base nos veículos de que possuem e quando eles devem retornar, mesmo depois da garantia.

Com esta informação, eles poderão trabalhar com chamadas para esses clientes, campanhas na web e campanhas móveis (por exemplo, através de SMS) para aproveitar ao máximo esse potencial de vendas.

Conhecendo o potencial de vendas e os consumos de cada cliente, a concessionária obterá conclusões como:

  • Que clientes retornaram em todas as datas previstas? Esses clientes são leais e deve-se trabalhar para mantê-los.
  • Que clientes ainda não retornaram? O revendedor poderá contatá-los para oferecer os serviços que ainda não fez.
  • Que clientes nunca retornaram? Neste caso, pode acontecer que os clientes realizem todo o seu trabalho em outra oficina, por isso é uma prioridade contatá-los para recuperá-los.
  • Que serviços um cliente pode precisar? Sabendo disso, o revendedor deve chamá-lo e oferecê-lo antes de o seu veículo apresentar essa urgência.

Melhore o relacionamento comercial com os clientes

Uma vez que detectamos as potenciais vendas do nosso portfólio de clientes, uma dica estratégica é analisar exatamente quem são esses clientes. Para isso, é necessário manter um histórico detalhado de cada cliente: seus dados pessoais, seus interesses, os serviços que recebeu, os veículos que comprou, etc. O vendedor que possui essa informação pode saber o que recomendar a cada cliente:

  • Serviços preventivos para o seu veículo
  • Veículos de acordo com seu trabalho, família, interesses, gostos, etc.
  • Serviços pré-férias
  • Produtos complementares que podem interessar-lhe

O sistema Oficinas Online não só automatiza muitas tarefas de marketing de serviços para que a concessionária venda mais, mas também visa que o revendedor aprenda a analisar as informações que você possui para tomar decisões de marketing de serviços e trabalhar ativamente no potencial de vendas do seu portfólio.

Estreitar o relacionamento com cada cliente e aproveitar o potencial de vendas que cada um tem é a chave para as concessionárias mais bem sucedidas do mundo.

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