Por que concessionárias e mecânicas perdem clientes?

Clientes, recuperar

É uma boa ideia adotar estratégias para recuperar clientes? Claro que sim, mas é uma prática ainda melhor criar estratégias para nunca perdê-los. Muitas vezes você trabalha no problema, e não em sua prevenção, e isso é um erro que pode ser muito caro.

É claro que muitas das causas não dependem diretamente de nós, mas também é verdade que aqueles que dependem de nós são os mais impactantes . Ou seja, nosso foco deve ser evitar e reduzir a perda de clientes por razões que dependem inteiramente de nós.

Como podemos fazer isso? Melhorando a satisfação do cliente.

1. Analise o que seus clientes dizem

É importante saber o que os clientes pensam e sentem

em relação à concessionária … é a única maneira de construir um panorama sobre o qual trabalhar.

Uma maneira de fazer isso é com pesquisas realizadas na concessionária e através de diferentes canais de comunicação (telefone, SMS, aplicativos, e-mail, redes sociais). O que você acha do serviço que você recebeu? Como foi servido? Você voltaria para a nossa oficina ou showroom? Essas questões são essenciais para trabalhar em problemas e fortalecer nossos pontos fortes.

2. Conheça seus clientes

Quanto mais sabemos sobre cada cliente, mais recursos para mantê-los!

Conhecendo suas necessidades, suas expectativas, seus hobbies, trabalho, família, etc., nos permite avançar um passo à frente e oferecer o que eles esperam:

  • Serviços preventivos para o seu veículo
  • Produtos complementares que podem interessar-lhe

Uma ferramenta de gerenciamento de clientes, como um CRM, pode ajudá-lo não só a melhorar as vendas de veículos, mas gerenciar contatos com seus clientes, fornecer serviços quando os clientes precisarem, e assim por diante.

3. Diferenciar da concorrência

Oferecer promoções para manter clientes não é uma estratégia sustentável ao longo do tempo. Para realmente nos diferenciar da concorrência, devemos implementar melhores práticas e tecnologias inovadoras.

Por exemplo, um processo como o recebimento de veículos pode ser mais eficiente se a concessionária ou oficina receber o cliente com um tablet. Este tipo de ferramenta permite um check list mais rápido e organizado. Essas práticas têm um impacto positivo no cliente, pois reduzem seus atrasos e contabilizam o interesse do negócio em fornecer um excelente serviço.

Uma política de redução de preços já não é uma garantia para obter mais clientes, mas uma estratégia de curto prazo e não lucrativa, facilmente imitada e melhorada pela concorrência.

Pelo contrário, uma política voltada para melhorar a experiência do cliente na concessionária, antecipar seus problemas e tornar-se parceira e co-piloto é o fator diferenciador que valorizará.

Para aumentar a fidelidade e retenção de clientes, não é necessário aplicar grandes estratégias de mudança. Ao prestar atenção aos pequenos detalhes e ajustar as práticas diárias de todos os funcionários, poderemos manter muitos clientes com estratégias muito simples e de baixo custo que impactem positivamente a imagem de nossa concessionária e nossa rentabilidade.

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