Como manter os clientes na oficina depois da garantia?

clientes-fieis

Os concessionários sabem que, após expirar a garantia de um veículo, esse cliente geralmente deixa de frequentar a sua oficina. Mas, se for possível reter esses clientes, o faturamento da oficina melhorará.

Mas como construir clientes fiéis?

1. Enriquecer o relacionamento com cada cliente

Para conhecer os clientes, é vantajoso manter um histórico detalhado dos seus dados pessoais, seus interesses, os serviços que recebeu, etc. O vendedor que possui essa informação pode saber o que recomendar a cada cliente:

  • Serviços preventivos para o seu veículo
  • Produtos complementares que podem interessar-lhe

Um bom sistema  integrado permite fazer um acompanhamento detalhado dos seus clientes; Conhecer os clientes e ser assessores estratégicos deles é um fator para fidelizar. Os clientes preferem uma oficina onde eles conhecem suas necessidades.

2. Diferença da concorrência

Oferecer promoções para fidelização de clientes não é uma estratégia sustentável ao longo do tempo e é facilmente replicável por outros revendedores. Para se diferenciar verdadeiramente da concorrência, melhores práticas e tecnologias inovadoras devem ser implementadas.

Por exemplo, um processo lento, como a recepção de veículos e o check-list, pode ser muito dinâmico se o atendente receber o cliente com um aplicativo em um tablet.

Esta ferramenta permite que você execute o check-list de um iPad, defina o trabalho que deve ser feito e gere a recorrência e lembretes automáticos de forma rápida e fácil. Essas práticas têm um impacto positivo no cliente porque reduzem os atrasos e mostram o interesse do negócio em fornecer um ótimo serviço.

3. Oferecer uma melhor experiência do cliente

Os clientes preferem sua oficina se eles conseguem:

  • Facilidade de solicitar ou cancelar agendamentos
  • Não tenham atrasos, conflitos de agendamento e violações de datas estimadas
  • Oferecer um serviço eficiente e profissional.

As oficinas que registram seus agendamentos em planilhas do Excel ou no papel correm o risco de perder agendas, conflitos ou gerar cancelamentos não registrados e, consequentemente, tempo ocioso.

Deixe uma resposta