6 Ideias para Oficinas manterem os Clientes Voltando

Manter os clientes voltando

No final de 2016, mais de 300.000 oficinas de automóveis operavam em todo Brasil. Esse número está em uma crescente e espera-se que continue aumentando. Aqui está outra estatística: o Brasil possui uma frota de 43 milhões de veículos. Isso é uma quantidade louca de carros e caminhões, mas quando conversamos com as oficinas, a média que se vê é de apenas 20 à 30 veículos por semana. Lembrando que uma oficina deveria ver os mesmos veículos várias vezes ao longo de um ano, o que reforça que os proprietários de oficinas não podem ser passivos com seu marketing. Os concorrentes estão esperando para levar seus clientes, e com a indústria crescendo, mais concorrentes surgirão. Os proprietários de oficinas devem trabalhar arduamente para manter os clientes e atrair novos.

No entanto, as oficinas multimarcas que se basearam unicamente no boca-a-boca durante anos podem não saber por onde começar a promover-se. Aqui estão seis idéias de marketing para oficinas e concessionárias para manter os clientes e também expandir sua clientela:

1. Um Blog de conselhos sobre manutenções

Em 2017, o funcionamento de um site para o seu negócio é um dado. Manter e atualizar esse site é o desafio que os proprietários de lojas de automóveis enfrentam. Uma maneira de otimizar o potencial do seu site é iniciar um blog de dicas de manutenções e publicar regularmente. Se o conteúdo que você produz é interessante, os clientes revisitarão seu site e talvez até se inscrevam. Isso lhe dá oportunidades de informá-los sobre promoções, educá-los sobre seus veículos e lembrá-los de serviços que seus carros precisam (mais sobre este último ponto mais tarde).

2. Mídia social para manter os clientes

Assim como um site é uma parte importante, a presença em uma mídia social é essencial para o sucesso de um dono de oficina ou concessionária. O lançamento consistente é essencial – apenas uma vez por semana é o ideal, porque clientes e potenciais clientes não ficarão atraídos por comprar de você se dois meses se passaram desde que você interagiu com eles pela última vez. Dito isto, as possibilidades de publicação são ilimitadas: cupons e ofertas especiais, links para seu blog, links para conteúdo de terceiros, conselhos úteis e assim por diante. O melhor de tudo, uma estratégia de mídia social é relativamente barata e é muito eficiente para manter os clientes de sua oficina.

3. Publicidade de cupom

Os cupons oferecem uma opção de baixo custo e alta qualidade que atrai novos clientes e ajuda a manter os clientes existentes. Ofertas que você poderia usar incluem:

  • Troca de óleo com desconto
  • Troca de óleo grátis com a compra de um pacote de revisão
  • Troca de óleo grátis com qualquer reparo que custe mais de um determinado valor em reais
  • Rotação grátis ou com desconto dos pneus com a compra de outro serviço
  • Um determinado valor em reais de um serviço específico (por exemplo, a cada R$ 25 de serviço, R$5 de desconto)

A chave para fazer cupons de desconto é colocá-los nas mãos dos consumidores. Se você conseguir manter esse cupom sendo enviado por e-mail, vai facilitar a seus clientes não perderem os descontos, e ainda é uma forma de captar mais oportunidades!

4. Referências de clientes

Outra estratégia de marketing para proprietários de oficinas e concessionárias é fazer com que seus clientes existentes façam algum marketing para você. Os programas de referência incentivam os clientes a dizer aos seus amigos e familiares sobre o seu excelente serviço e recompensá-los com uma troca de óleo grátis ou um serviço com desconto – algo que seja um pouco mais valioso do que aquilo que você pode oferecer em um cupom. Um incentivo exclusivo é um poderoso motivador para os clientes, que simplesmente precisam contar da sua empresa a outros para ganhar a recompensa.

5. Programas de fidelização do cliente

Além disso, mostre apreciação aos clientes existentes ao estabelecer um programa de fidelidade. Isso pode ser tão simples como um cartão que oferece uma troca de óleo grátis depois de cinco trocas pagas, ou tão complexo como um programa de pontos em que os clientes ganham um bônus após uma certa quantia de dinheiro gasto em serviços. Os programas de fidelidade não só recompensam a fidelidade, mas também oferecem um incentivo para que os clientes continuem visitando sua oficina e façam os reparos que ficaram para trás.

6. Lembretes de serviço

Os adesivos que você coloca nos pára-brisas são ótimos lembretes para eles voltarem para o serviço agendado. Existem formas adicionais – adesivos digitais, por assim dizer – que estão disponíveis, incluindo mensagens de e-mails, SMS e redes sociais. Além disso, esses lembretes podem incluir um cupom de desconto para o serviço, links para seu site e blog, ou uma maneira de confirmar um compromisso sem ter que ligar. Desta forma, você está comercializando para seus clientes sem eles perceberem isso – eles simplesmente pensam que você está lembrando sobre a próxima troca de óleo ou rotação de pneus.

Quais estratégias de marketing cabem para sua oficina? Entre em contato, nós podemos te ajudar!

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