Gestão de fornecedores: como fazer com mais eficiência?

Para que a uma empresa funcione corretamente e seja bem-sucedida é fundamental que todos os processos estejam alinhados com as diferentes áreas. Nesse contexto, a gestão de fornecedores é um dos trabalhos mais importantes, pois é ela quem vai garantir que não falte nenhum recurso necessário para o bom funcionamento do negócio.

Na sua oficina mecânica a realidade não é diferente. Manter um bom gerenciamento desse tipo assegura eficiência para suas atividades e uma prestação de serviço que atenda perfeitamente às necessidades de seus clientes.

Sabendo disso, nossa proposta com este artigo é mostrar a você quais as melhores práticas quando o assunto é gestão de fornecedores. Confira!

Conheça os objetivos da empresa

Uma boa gestão de fornecedores começa com um planejamento eficiente e, para fazer isso, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa. Afinal de contas, é a partir deles que você poderá se organizar para determinar quais são os fornecedores mais indicados para auxiliar no cumprimento das metas.

Isso deve incluir todos os setores que a empresa abrange, em especial aqueles que dependem mais de fornecedores externos. Com essas metas claras, será possível criar um plano eficaz para gerenciar os processos impactados pelos suprimentos fornecidos pelos seus parceiros.

Organize seus processos

Não adianta nada saber quais os objetivos que sua oficina mecânica deseja atingir, se não existirem processos corretos e bem definidos. São eles que vão tornar possível o planejamento que citamos no item anterior.

Com essa organização, será mais simples visualizar quais os recursos e suprimentos que precisam ser adquiridos. Assim, é possível fazer uma gestão de fornecedores muito mais adequada e alinhada à realidade da empresa, com fácil visualização das etapas e potenciais pontos de melhoria.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Fornecedores não são apenas empresas de terceiros que vendem produtos e serviços à sua. São mais do que isso. Eles são parceiros de negócio fundamentais para o bom funcionamento e o sucesso do seu empreendimento. Sem eles, não existiria a sua oficina mecânica.

Tenha em mente que essa não deve ser apenas uma relação comercial, mas, sim, uma negociação baseada no conceito do “ganha-ganha”. Ou seja, precisam existir vantagens para as duas partes envolvidas. Dessa maneira, será muito mais fácil, inclusive, conseguir vantagens como descontos ou produtos exclusivos.

Compreenda os custos envolvidos e se planeje

É quase óbvio, mas, mesmo assim, precisamos dizer. Para uma boa gestão de fornecedores é preciso que você conheça toda a cadeia de suprimentos em que eles estão inseridos — e isso inclui os custos envolvidos nas operações.

Com isso, você poderá escolher aquele que oferece a melhor condição, seja no preço, na qualidade produto ou, ainda, no prazo. Não importa. Desde que você consiga se planejar para evitar fornecedores que não tenham qualidade e acabem comprometendo o serviço prestado ao seu cliente.

Preste atenção na logística de cada um deles

Para um negócio como uma oficina mecânica, assim como para tantos outros, é fundamental prestar atenção na logística das operações da empresa. É esse cuidado que vai assegurar que, em nenhum momento, faltem insumos para um bom atendimento aos seus clientes.

Esse trabalho inclui administrar seu estoque para que não haja nenhuma surpresa que prejudique o negócio, cuidar para que o manuseio dos seus suprimentos seja feito da forma adequada, além de garantir que nenhum dano seja causado ao que já está disponível na oficina.

O cuidado com a gestão de fornecedores é um dos pontos fundamentais para evitar que o serviço prestado pela sua oficina deixe de satisfazer as expectativas dos clientes. Um esforço que pode parecer desnecessário de início, mas que vai fazer toda a diferença no futuro da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? É só deixar seu comentário abaixo! Ficaremos muito felizes em poder ajudar você!

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