Saiba o que é CRM e como escolher o ideal para a sua empresa

Você provavelmente já ouviu diversas vezes o termo CRM. Pode até saber que seu conceito tem alguma coisa a ver com clientes, mais ainda não entende o que é CRM ao certo, como ele funciona e se sua empresa precisa de um.

Um CRM bem estruturado e alinhado ao tipo de organização auxilia em alguns dos grandes desafios de todo negócio — fidelizar clientes, unificar a comunicação, melhorar os processos e ainda vender mais.

No entanto, como isso é possível? Não se preocupe, neste texto, ensinaremos a você o que é CRM, sua relevância e ainda como escolher o mais adequado para a sua empresa. Boa leitura!

O que é CRM?

A sigla CRM vem do termo em inglês “Customer Relationship Management” e é traduzida como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. O conceito se refere à junção de estratégias, ações, práticas, tecnologias e ferramentas que são usadas para fazer o gerenciamento de todas as interações entre a empresa e seus clientes.

Pode-se dizer que essa ferramenta de gestão voltada para o relacionamento de clientes é fundamental na hora de entender o consumidor, conhecer os problemas atuais do campo, antecipar-se às suas necessidades e vontades e, com isso, melhorar campanhas de marketing, aumentar as vendas, otimizar resultados, melhorar a imagem da marca e engajar e fidelizar os clientes.

Porém, o que o CRM faz na prática? Para ficar mais claro, listamos algumas funções que um sistema CRM é capaz de executar:

  • rastrear e gerenciar os dados dos clientes;
  • otimizar tarefas operacionais repetitivas para que a equipe foque nos esforços da estratégia;
  • oferecer insights e recomendações com base nas informações coletadas;
  • capturar e armazenar e-mails do cliente;
  • crescer e adaptar-se ao tamanho da empresa;
  • detectar necessidades dos clientes;
  • conectar o time a diversos dispositivos.

O mercado atual, cada dia mais competitivo, apresenta uma necessidade de conhecimento, interação e fidelização de clientes. Hoje, as empresas que se destacam são as que investem em entregar o melhor para seu consumidor e comunicar-se com ele — construindo um relacionamento duradouro.

As organizações que investem em CRM têm, em suas mãos, uma poderosa ferramenta que auxilia no crescimento e na perenidade dos negócios, pois trabalha o relacionamento ao mesmo tempo em que atua como fonte de pesquisa, captando insights, tendências, problemas e anseios dos clientes.

Quais os principais benefícios para a empresa?

Já mostramos aqui a importância de um CRM para uma organização. Vamos, agora, falar sobre alguns dos principais benefícios que essa ferramenta pode trazer. Acompanhe!

Auxílio na fidelização de clientes

Para ter clientes fidelizados, é preciso entendê-los e entregar a eles o que procuram, ou seja, atender às suas necessidades. Um CRM permite que as informações sobre seu consumidor sejam registradas e, dessa forma, a empresa ganha tanto na hora de atender melhor o cliente — com dados atualizados — como na hora de captar sugestões, reclamações e tendências.

Dispor dessas informações sobre as preferências dos clientes é importante para diversas ações, como o desenvolvimento de novos produtos, a melhoria de serviços, as alterações de preços e o lançamento de promoções, por exemplo.

Além disso, um consumidor bem atendido vê que a empresa se preocupa com seus problemas, necessidades e desejos e acaba se tornando um cliente fiel à marca.

Colaboração no aumento da produtividade e dos lucros

O ganho na produtividade acontece não apenas pela automatização de tarefas, mas também pela inteligência dos relatórios relacionados às vendas, ao atendimento e ao marketing, que auxiliam na melhoria dos processos.

A automatização faz as tarefas operacionais e possibilita à equipe mais tempo para assuntos estratégicos. Já os relatórios são compilados de informações relevantes gerados automaticamente pela ferramenta.

Atualização e centralização dos dados

A informação centralizada e alterada em tempo real é uma relevante vantagem do CRM, pois sua equipe é capaz de encontrar todos os dados necessários relacionados aos seus clientes em um único lugar.

Essa funcionalidade auxilia o time de atendimento a encontrar respostas rápidas e mais eficientes; o setor de marketing a captar insights e dados valiosos sobre o consumidor; o pessoal de vendas a trabalhar melhor com cada contato e aumentar as chances de uma conversão; e a gerência a analisar cada área e identificar possíveis falhas.

Colaboração com uma visão mais ampla sobre o negócio

Uma vez que a gerência tem a possibilidade de visualizar as informações relacionadas às interações com os clientes e como cada setor lida com esses dados, a visão do todo fica mais fácil. É possível, por exemplo, detectar problemas na logística de acordo com o número de reclamações relacionadas ao assunto no atendimento.

Escalação de acordo com a necessidade da empresa

O tamanho e o volume de dados do CRM podem ser contratados conforme a necessidade da empresa. Isso significa que a organização só paga pelo que for usar, sendo possível aumentar a escala se necessário.

Auxílio no pós-venda e na recompra

O CRM é uma poderosa ferramenta de pós-venda, que ajuda a empresa a detectar necessidades dos clientes de maneira antecipada, antes de se tornarem uma urgência para eles.

Essa informação adiantada diminui as chances de a companhia perder clientes para a concorrência por não atender seus anseios e, além disso, aumenta o índice de recompra, por oferecer ao consumidor o que ele precisa.

A ferramenta ainda representa uma incrível arma na fidelização de clientes, pois, com ela, é possível fazer a gestão do relacionamento após a compra, envolvendo o consumidor e preparando o terreno para uma futura transação.

Entre as diversas funcionalidades, a segmentação dos clientes no CRM desempenha um papel fundamental na criação de um looping de relacionamento, pois a mensagem certa chega ao cliente correto, aumentando o grau de eficiência.

Canal de marketing direcional

O CRM direciona os esforços da empresa às necessidades dos clientes, personalizando campanhas e oferecendo ao consumidor exatamente o que ele procura. Com isso, a organização aumenta a fidelização de clientes e a lucratividade.

Como escolher o CRM ideal para o tipo de negócio?

Existem muitos tipos de CRM e, na hora de escolher o seu, você precisa considerar qual será o mais adequado de acordo com:

  • o tamanho da empresa: verifique o volume de vendas, a base de clientes e a quantidade de dados, já que a ferramenta deve atender sua demanda;
  • o valor: pesquise e avalie os orçamentos, considerando o que é oferecido;
  • os processos de vendas: estude também a complexidade dos processos de vendas.

Vale mencionar, para as empresas que têm interesse em usar uma ferramenta CRM, que é muito importante procurar um serviço especializado e preparado para sua necessidade. Pois, caso contrário, pode acontecer a contratação de um serviço que não seja o suficiente para a necessidade do negócio, ou mesmo que seja mais do que aquela empresa precisa — nesse último caso, o problema é que provavelmente o custo não compensará.

Saber o que é CRM e sua importância é o primeiro passo para avaliar sua implementação na empresa. É preciso estar atento aos diferentes tipos de ferramenta existentes e buscar parceiros qualificados e especializados para ajudar.

Agora que você entende melhor sobre o que é CRM e como escolher o mais adequado para a sua empresa, já pode entrar em contato conosco para conhecer quais são as soluções em tecnologia e marketing que oferecemos para sua companhia. Basta acessar nosso site na página de contato! Vamos lá!

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