Fidelização de clientes: aumente as chances de retorno em concessionárias

Você já dedica esforços à fidelização de clientes? Se sua resposta foi “não” ou se você acredita que investe pouco nisso, chegou a hora de rever seus conceitos. 

É bastante comum que as empresas busquem novos clientes e se esqueçam de dar a devida atenção ao cliente atual, pois ele já efetuou a compra. Esse também é o caso das concessionárias, que não trabalham o pós-venda como deveriam por acreditar que o lucro maior está unicamente na obtenção de mais compradores.

Não há nada de errado em buscar mais consumidores para sua concessionária, contanto que os atuais clientes não sejam esquecidos. Afinal, eles podem voltar a comprar, agendar serviços para o carro, indicar amigos e, ainda, divulgar sua loja na internet por vontade própria.

Neste post, nós abordaremos mais profundamente a importância da fidelização de clientes e como você pode montar uma boa estratégia de pós-venda. Confira!

Qual a importância do pós-venda e da fidelização de clientes?

Manter um cliente custa menos do que captar um novo. Além disso, um consumidor feliz e fidelizado é um agente divulgador da marca, do produto e da empresa que ele gosta.

Assim, investir em fidelização significa buscar a satisfação e o encantamento do seu cliente para que ele faça mais compras com você, indique seu negócio e compartilhe sua experiência positiva na internet. Tudo isso ajuda na captação de mais clientes

Dessa maneira, um cliente fiel é capaz de ajudar a aumentar muito a sua rentabilidade e diminuir seus custos e esforços com marketing. O contrário também é válido: se você tem um consumidor insatisfeito, ele fará questão que seus conhecidos não comprem de você e pode até “sujar” a reputação da sua concessionária na web.

Atualmente, para que um consumidor chegue à sua loja, é bem provável que ele já tenha feito pesquisas de preço, localização, reputação da marca em redes sociais e em sites de reclamação.

Tudo isso é levado em conta na hora de optar por uma concessionária  afinal, para comprar um carro, é importante saber se o estabelecimento é de confiança e se oferece bons preços.

Basicamente, se você quer melhorar a imagem da marca para atrair mais clientes, aumentar o índice de vendas de produtos e serviços complementares aos carros e ganhar um aliado na divulgação e na indicação de sua empresa, você precisa fidelizar seus clientes.

No pós-venda você encontrará as estratégias e as ações necessárias para conseguir a fidelização. Acompanhe os próximos tópicos e saiba o que fazer!

O que há de novo em ações no pós-venda?

Confira algumas ações que você pode colocar em prática na sua concessionária para oferecer um bom serviço de pós-venda:

Serviços exclusivos para clientes

Oferecer serviços diferenciados aos clientes é uma ação de pós-venda que já vem sendo utilizada por diversas concessionárias. É o caso da Citroen, por exemplo, que lançou um serviço gratuito de concierge aos clientes: ele auxilia em reservas de restaurantes, hotéis e compras de ingressos para eventos.

Brindes e manutenção do relacionamento

Fazer a manutenção do relacionamento com o cliente  por meio de e-mails com conteúdos relevantes, brindes no aniversário, cartões ou descontos em datas especiais  também é uma ótima maneira de manter uma relação próxima.

Contato proativo

Ter dados como a data da compra do veículo e a previsão da data de troca do carro é uma maneira eficiente de antecipar a necessidade do cliente. Assim, a sua concessionária pode entrar em contato com ele para mostrar as opções que a loja pode oferecer.

Como aumentar as chances de retorno dos clientes em uma concessionária?

Separamos algumas ações de fidelização que podem ser desenvolvidas e como você pode usá-las a seu favor. Veja!

Agregar valor ao produto com o atendimento

O processo de fidelização começa com ações que devem ser tomadas logo após a venda. A sua concessionária pode indicar seguradoras, oferecer brindes para o cliente ou enviar uma pesquisa de satisfação um mês após a compra, por exemplo.

Os contatos que agregam valor são feitos desde o atendimento e mantidos após a compra. Busque aproveitar o calendário de marketing, as datas importantes para a sua empresa e também para o cliente  como o aniversário deste ou o dia do consumidor.

Programa de recompensas

Esse tipo de programa visa estimular o cliente a recomprar com você. Para criar esse desejo de retorno, busque maneiras de recompensá-lo de alguma forma caso ele faça novas compras. Você pode oferecer acessórios, descontos, serviços exclusivos e brindes.

O programa varia de acordo com as condições da empresa e com o gosto do seu cliente. Você pode oferecer desconto na documentação, um pagamento no valor maior pelo seu atual carro na troca ou um kit com tapetes, por exemplo. O contato do programa de recompensas deve ser feito no momento de necessidade de compra de seu cliente.

Investir no marketing de experiência

As pessoas percebem uma experiência por meio dos sentidos. Por isso, existem diversas formas de criar uma experiência única para o seu cliente  esta deve começar na compra e pode continuar até o retorno dele.

Entre as ações possíveis, podemos citar a oferta de uma playlist exclusiva que tocará em seu carro após a compra ou um serviço de agendamento de troca de óleo online. São inúmeras as opções a explorar.

É importante dizer que consumidores fidelizados têm grande potencial nas compras recorrentes e, por isso, é fundamental fazer a gestão dessas informações com o CRM. Com essa ferramenta, você pode otimizar os índices de vendas e, ainda, reduzir muito os custos de cada uma de suas ações.

A fidelização de clientes deve ser uma das prioridades de uma concessionária que almeja crescer em meio a um mercado tão competitivo como é o automobilístico. Atingir a satisfação e o encantamento de um cliente significa contar com ele para futuras grandes compras, serviços de manutenção e apoio à divulgação da loja.

Agora que você entende melhor sobre a importância da fidelização de clientes para uma concessionária, já pode entrar em contato conosco para conhecer as soluções que oferecemos e que podem ajudar você a fidelizar seus clientes e melhorar seus resultados! Estamos prontos para atendê-lo!

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