Comportamento do consumidor: onde está o cliente moderno?

A tecnologia mudou as relações interpessoais e com as empresas, exigindo que elas entendam melhor seu cliente. Mesmo parecendo um conceito subjetivo, o comportamento do cliente é caracterizado por elementos psicológicos e emocionais, que influenciam o momento da escolha, da compra e uso de produtos ou serviços.

Afinal, como determinar o comportamento do público e entender como usar essa informação? Listamos alguns pontos importantes que você deve prestar atenção. Confira!

Entenda a diferença entre persona e público-alvo

Para identificar de forma eficiente quem é seu cliente e onde ele está, é importante compreender os conceitos de persona e de público-alvo. Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, são formas diferentes de encarar seu cliente em potencial e abordá-lo comercialmente.

Enquanto o público-alvo é definido por meio de uma análise geral do consumo, tendendo a ser mais genérica, a persona é desenvolvida por meio de pesquisas, estudos e amostragens. Com isso, é possível construir uma identidade para o consumidor, de forma a permitir que a comunicação de sua empresa seja mais assertiva e eficiente. Ao falar especificamente com a persona, é possível aumentar os resultados e vender mais.

Entenda quem é seu cliente

Para compreender quem é o consumidor de uma empresa, é preciso estudar alguns elementos psicológicos, comportamentais e culturais para se ter uma visão clara de seu comportamento.

Cultura

Os elementos culturais são de grande influência no comportamento do consumidor e, por isso, devem ser levados em consideração em sua análise. Questões como a maneira como a persona vive, se locomove, se comunica e as situações pelos quais ele passa são pertinentes na avaliação cultural e devem moldar a maneira que sua empresa o abordará.

Classe social

Outro fator importante para determinar a relação do consumidor com seu produto está na definição da classe social e do potencial econômico da persona de seu produto ou serviço.

É importante compreender que, com o advento da internet, o acesso à informação antes da compra é cada vez mais democrático, exigindo que as empresas se posicionem de forma dinâmica para ter apelo junto ao seu consumidor.

Idade e estilo de vida

Dois fatores importantes e que se complementam no comportamento do consumidor, já que essas questões têm peso nas decisões de compra, nos produtos desejados e, claro, no poder aquisitivo.

Para que seu produto ou serviço tenha aderência junto à persona, ele deve apelar ao grupo etário correto, enquanto produtos para estilos de vida específicos devem buscar segmentação de público junto a indivíduos que demonstrem interesse comportamental condizente.

Saiba onde está o seu cliente

Além de compreender quem é seu cliente, quais seus comportamentos e desejos, e também seu poder aquisitivo, é importante ficar atento nos canais de comunicação utilizados para falar com esse cliente em potencial.

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente, sendo que esse acesso pode ser de até 9 horas por dia! Para que sua empresa tenha sucesso em suas estratégias de venda, é importante entender onde está o consumidor moderno e quais as maneiras de se relacionar com ele. Listamos alguns dos principais que você deve estar atento:

Redes Sociais

No cenário atual, é fundamental levar em consideração as redes sociais dentro de sua estratégia de marketing, já que grande parte das pessoas acessam as redes com frequência, especialmente no Brasil, onde a média diária de interação com as redes sociais alcançam impressionantes 3 horas.

Também é interessante compreender quais são as redes sociais com maior apelo junto ao seu público, visando tornar o investimento mais eficiente e direcionado.

Smartphones

Outro ponto para prestar atenção está no uso dos smartphones, que se popularizaram no Brasil e já fazem parte do dia a dia do consumidor. Quando falamos nesse tipo de aparelho, lidamos com um montante próximo de 200 milhões de aparelhos. Por isso, é interessante desenvolver estratégias para impactar a persona por meio de elementos digitais que influenciam em sua decisão de compra.

Gostou de saber mais sobre o comportamento do consumidor? Então, entenda também a importância de saber o que seus clientes falam sobre seu negócio. Boa leitura!

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