Geomarketing: aprenda como atrair mais clientes para a loja física

Todo empreendedor busca aumentar as vendas de seu negócio, atrair mais clientes, conquistar novos mercados e conseguir um crescimento saudável para sua empresa. O que muitos não sabem é que o Geomarketing pode contribuir para o alcance de mais clientes por meios digitais e trazê-los à loja física.

Nesse contexto, vamos falar sobre formas de usar essa estratégia digital para conseguir melhorar os seus resultados fora da internet!

Como usar o Geomarketing para atrair novos consumidores para a loja física?

Primeiramente, antes de falarmos sobre como usar o Geomarketing, é importante dizer que ele se trata de uma técnica que analisa dados de localização dos usuários. Após o estudo são traçadas estratégias e ações baseadas nas informações coletadas.

Por exemplo: se você tem uma loja na zona sul de São Paulo e quer atrair mais clientes, não vai querer gastar com divulgação para pessoas que estão em Belo Horizonte, pois seria ineficaz.

Porém, se você consegue identificar pessoas que moram, trabalham ou estão perto de sua loja, será possível mandar anúncios específicos para elas com uma estratégia de Geomarketing.

Agora que já explicamos o conceito e o funcionamento, vamos às dicas.

Estimule o check-in

Essa é uma importante forma de divulgação da empresa, pois quando uma pessoa entra em sua loja e faz o check-in ela está automaticamente divulgando o seu empreendimento para toda sua rede de contatos. Além disso, essa é uma forma de aval do seu negócio (afinal, ninguém marca que está em um local que não gosta).

Liberar o wi-fi após o check-in é uma das práticas mais usadas para estimular os clientes a fazerem o comando.

Faça campanhas de fidelização

Faça um marketing voltado para a região e o público que atua, de acordo com seus costumes, características econômicas e de consumo. Você pode, por exemplo, criar promoções exclusivas para clientes, oferecer cupons, cartão fidelidade, etc.

Encoraje comentários

Assim como o check-in, comentários são a prova social que a sua empresa precisa. Quando as pessoas procurarem por você na internet, verão que seu negócio é bem recomendado e se sentirão mais seguras para visitar o ambiente físico e realizar compras.

Deixe um campo para comentários em seu site, peça avaliações com comentários no Facebook e estimule o engajamento de seus clientes atuais para auxiliá-lo a trazer novos.

Vale dizer que o Google Maps e Waze podem ajudar nessa estratégia, pois quando o sinal de GPS está ativado no celular, sua empresa consegue extrair diversos dados do perfil e do comportamento de seus consumidores. Por exemplo, se ele costuma ir a lojas como à sua, se frequenta restaurantes, parques, etc.

O Geomarketing costuma trazer resultados satisfatórios por se tratar de uma estratégia focada no público certo, na hora certa e com os interesses em comum com a oferta da empresa. Apesar de ser uma estratégia digital, é muito usada em ambientes físicos por ajudar a captar clientes de acordo com sua localização.

Você gostou deste texto sobre a utilização do Geomarketing para a atração de clientes na loja física? Já usa essa ferramenta? Então deixe um comentário neste post e compartilhe conosco sua experiência no assunto.

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