Marketing de relacionamento: como impacta no resultado de vendas?

O número de empresas que estão prestando atenção no marketing aumentou nos últimos anos. Os empresários perceberam que essa é a única maneira para se manter ativo no mercado competitivo atual.

É interessante destacar que o marketing de relacionamento é a mais nova alternativa, podendo ser empregada em qualquer tipo de setor. O seu principal objetivo é deixar a empresa mais próxima de seus clientes, atraindo novos consumidores, fidelizando os antigos e melhorando os resultados do negócio.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como o marketing de relacionamento impacta no resultado de vendas. Não deixe essa oportunidade passar, hein?

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento nada mais é do que uma estratégia que tem um objetivo claro: criar e manter um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus clientes. Sendo assim, todas as ações realizadas pela empresa são focadas nesse tipo de contato.

Para conquistar esse patamar, a empresa deve oferecer alguns benefícios, garantindo a fidelidade de seus clientes. Assim, eles se tornarão fãs de seus produtos e serão vistos como defensores de sua marca. Os ganhos serão impressionantes.

Por trás da fidelização há, ainda, outro objetivo: tornar-se uma referência no mercado. As boas experiências oferecidas aos consumidores e a qualidade do produto ou serviço disponibilizado serão fundamentais para tal.

As ações mais comuns de marketing de relacionamento são realizadas por meio das redes sociais, de aplicativos e de novas tecnologias. Se você tiver um problema com seu carro, por exemplo, é possível conseguir um contato de uma concessionária por conta de um desabafo no Facebook ou por conta de uma dúvida postada no Twitter. Fantástico, não é mesmo?

Qual a sua importância?

Antes de evidenciarmos a importância do marketing de relacionamento é interessante destacar que o comportamento dos consumidores mudou. A competitividade do mercado está acirrada e a qualidade do produto já não é o único item levado em consideração.

O bom atendimento e um relacionamento pós-venda são pontos que estão sendo observados pelos clientes e, certamente, farão diferença nas ações de marketing de relacionamento.

Esse, por sua vez, é importante para que as empresas possam conhecer o consumidor final, tornando capazes de identificar suas necessidades e prover as melhores soluções para os seus problemas. Em outras palavras, um dos grandes segredos do mercado atual é a personalização do atendimento.

Pode-se afirmar, inclusive, que os consumidores estão em busca de uma experiência única e customizada. Logo, a empresa precisa encontrar maneiras para cativar seus clientes, construindo, passo a passo, esse relacionamento.

Como o marketing de relacionamento ajuda a aumentar as vendas?

As empresas que conseguem criar um relacionamento mais próximo de seus clientes, tornando-os defensores e embaixadores da marca, possuem uma oportunidade incrível de atuação.

Imagine, por exemplo, uma concessionária de veículos que investiu em tecnologias para a aplicação do marketing de relacionamento. Um cliente que entrar para realizar uma simples troca de pneus pode se tornar um cliente fiel.

A troca de pneus foi a porta de entrada para o seu negócio. Agora, a concessionária deve buscar conhecer o perfil do consumidor, identificando suas necessidades e criando maneiras para que ele sempre se lembre de sua marca quando o assunto for seu veículo.

Assim, procure fornecer lembretes para que ele cuide melhor do carro. Focar na quilometragem do veículo ou nas datas de revisões, são práticas interessantes. Além disso, não se esqueça de apresentar a gama de produtos que você comercializa.

Muitos proprietários de veículos têm certo preconceito com a venda de serviços e acessórios em concessionárias. Um pensamento cultural é que esse tipo de estabelecimento cobra um alto preço por esses serviços ou não oferecem essa possibilidade.

Então, utilize o marketing de relacionamento para explorar essas oportunidades adequadamente. Dessa forma, uma simples troca de pneus pode ser transformada em vários serviços diferentes, impactando diretamente no resultado de suas vendas.

E aí, gostou do nosso artigo? Já conhecia o conceito de marketing de relacionamento? Ficou interessado? Então, não deixe de conhecer os 5 erros de gestão que comprometem a satisfação do cliente!

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