Como fazer uma análise completa da concorrência?

Você sabia que conhecer os seus competidores é um passo essencial para ter mais força de mercado? Isso porque para se destacar em seu ramo e aumentar as vendas é mandatório saber quais opções o seu cliente tem além de sua empresa.

Mas, você sabe como fazer uma análise da concorrência? Neste texto, vamos explicar como estudar os concorrentes e aprender com eles. Vamos lá!

Identifique quem são os seus concorrentes

A primeira coisa a fazer é encontrar seus concorrentes diretos e indiretos: lembrando que o seu concorrente direto é aquele que divide o mesmo mercado que você.

Por exemplo, se você tem uma oficina mecânica, seus concorrentes diretos serão outras mecânicas. Já seu concorrente indireto é uma empresa capaz de suprir uma mesma necessidade. Uma floricultura pode ser concorrente indireta de uma loja de presentes por exemplo.

Faça comparativos entre os dados da concorrência e os de sua empresa

Sabendo quem estudar, reúna informações relevantes dessas empresas e compare com as suas. Faça pesquisas de mercado e organize os dados de forma clara e objetiva.

Não adianta ter muitos dados se eles não estiverem organizados e não conseguirem passar informações estratégicas para a sua empresa.

Verifique o posicionamento no mercado

Como o seu concorrente está posicionado no mercado? Ele é o mais barato? O de melhor atendimento? A marca dos jovens? Avalie a comunicação visual usada nas redes sociais, a linguagem e as campanhas e promoções da concorrência.

Aqui, o importante é se destacar. Seja diferente das outras marcas, faça o que ninguém faz e que tenha alinhamento com seu público.

Avalie as ações de marketing

A divulgação é a alma do negócio. Sem ações de marketing corretas, é possível que um concorrente seu de menor qualidade e maior preço venda mais que você.

Casos assim acontecem quando a empresa que está vendendo mais sabe investir em promoções corretas, meios de comunicação adequados, linguagem alinhada com o consumidor-alvo e ações estratégicas de marketing.

O marketing, quando bem aplicado, facilita que o consumidor encontre a empresa que possui o produto que ele procura. Assim, você deve avaliar o que seu concorrente está fazendo nessa área. Pesquise as redes sociais, anúncios digitais, insira o nome do concorrente em mecanismos de busca e veja as páginas que aparecem nas primeiras posições, avalie a publicidade online e offline, as promoções, etc.

Compare os serviços oferecidos

Conhecer o que o seu competidor oferece é importante para avaliar sua vantagem competitiva no mercado, para entender se sua empresa precisa fornecer serviços ou produtos que ainda não oferece e, também, identificar novidades para se diferenciar dos demais.

Como você pôde perceber, fazer a análise da concorrência é importante em diversas fases: ao estudar para começar um novo negócio, para avaliar o desempenho de seu negócio, na hora de lançar novos produtos, quando as vendas estão baixas, etc. Por isso, busque fazer pesquisas continuamente, compilar dados e criar planos de ação para a sua empresa com base nessas informações.

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