Saiba agora o que é e como calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento)

Uma das métricas mais importantes em qualquer tipo de negócio, o ROI (Retorno Sobre Investimento, ou “Return on Investiment”) é um indicador que permite aos empreendedores saber quanto a empresa ganhou ou perdeu com os seus investimentos.

Com ele é possível avaliar todos os investimentos realizados — como mídia paga, ferramentas, treinamentos, capacitação dos colaboradores, entre outros. Contudo, muitos empresários ainda não sabem como calcular o ROI.

Calcular e analisar o resultado obtido é fundamental para que o empreendedor se certifique de que o dinheiro aplicado em seu negócio está rendendo frutos. Além disso, ainda é importante para garantir que o montante investido apresentou uma consequência que esteja de acordo com o esperado.

Então, se interessou pelo assunto? Continue esta leitura e entenda melhor a importância do ROI e como calculá-lo!

Como calcular o ROI?

O cálculo dessa métrica é bem simples: basta somar todas as receitas obtidas por conta de um determinado investimento e subtrair todos os custos que esse investimento exigiu. Também não se pode esquecer de levar em consideração todas as despesas que foram necessárias para a realização das atividades.

Para simplificar, pode-se utilizar a fórmula:

ROI = [ ( receita – custo ) / custo ] x 100.

Suponha, então, a seguinte situação:

  • investimento: R$ 50 mil;
  • ganho: R$ 150 mil;
  • margem de lucro: 60%;
  • lucro: R$ 90 mil.

Nesse caso, temos:

(R$ 90 mil – R$ 50 mil ) ÷ R$ 50 mil = 0,80

ROI: 0,80 x 100 = 80%

Em outras palavras, para cada real investido nesse exemplo, o empreendedor ganhou R$ 0,80, além do real recuperado. Com esses dados em mãos é possível analisar algumas informações importantes, como o que pode ter influenciado nesse resultado, como é o desempenho dos seus concorrentes e se o retorno de suas campanhas é melhor do que as campanhas de outros setores.

Qual é a importância do ROI?

Podemos dizer que o Retorno Sobre o Investimento é um indicador de desempenho que evidencia o fracasso ou o sucesso de algo que foi planejado e executado. Entretanto, além de confirmar o status do projeto, o ROI permite definir se ele foi satisfatório ou não.

Outra vantagem de realizar essa análise está diretamente relacionada ao futuro de um negócio — afinal, a empresa poderá planejar todas as metas de acordo com os resultados possíveis de alcançar. Além disso, será possível identificar o tempo que um determinado investimento levará para se transformar em retorno.

Ainda é importante se atentar no fato de que o ROI é uma métrica que tem influência direta nos objetivos de um negócio. Sendo assim, o ideal é traçar metas realistas, permitindo um monitoramento constante de cada uma delas. Essa é a única maneira de garantir o sucesso no uso desse indicador.

Enfim, aprender como calcular o ROI com certeza será de grande valia para a gestão da sua empresa. Então, invista já nesse tipo de conhecimento e transforme a maneira como você administra seu negócio! Os benefícios serão impressionantes.

E aí, gostou do nosso artigo? Agora, que tal conferir também o que é CRM e como escolher um ideal para a sua empresa? Não perca essa oportunidade!

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