Como fazer marketing nas redes sociais para as concessionárias?

Muitas concessionárias ainda não utilizam as mídias sociais, ou não como deveriam. Aproveitar essa lacuna e fazer marketing nas redes sociais com conteúdos relevantes, estrategicamente direcionados e personalizados para seu público é uma forma de se destacar no meio e aproveitar para vender ainda mais.

O marketing nas redes sociais se mostra como uma boa maneira de aumentar a presença online de sua concessionária, se destacar dos concorrentes e ainda ter mais um canal de relacionamento com o cliente.

Por isso, criamos este artigo com as principais informações para que você consiga criar uma boa estratégia. Confira!

Quais são as principais redes sociais?

Antes de entrarmos no detalhe das estratégias, vamos destacar as principais redes sociais e suas características:

  • Facebook: com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo, a rede é utilizada para negócios, informações, entretenimento e contato com familiares. É possível postar imagens, vídeos, artigos de blogs etc.;
  • Instagram: a rede que inicialmente era voltada exclusivamente para fotos, hoje permite vídeos, stories e anúncios com links diretos;
  • LinkedIn: utilizada inicialmente para recrutamento de talentos, hoje vai além, possuindo grupos de discussão, divulgação da empresa etc.;
  • Twitter: conhecida por ser palco de debates sobre programas de TV, shows e tópicos em alta;
  • Youtube: principal rede social de vídeos, permite anúncios segmentados e tem quase 1 bilhão de usuários ativos;
  • Whatsapp: essa rede destinada a troca de mensagens e ligações, possui agora uma funcionalidade para negócios, que é o Whatsapp Business, em que é possível fazer ações de marketing e analisá-las.

Mas, como fazer marketing nas redes sociais?

Ofereça conteúdos relevantes para seu público

Estude e analise que tipo de assunto seus potenciais clientes gostariam de saber. É possível, por exemplo, dar dicas automotivas, postar informações sobre determinada marca de carro, promover serviços oferecidos pela oficina da concessionária, divulgar vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos com seus carros, promover enquetes sobre carros ou temas relacionados, entre outros.

Mantenha frequência

Analise quais são os melhores horários e dias de postagem, ou seja, os momentos que seu público mais interage com as publicações. A partir daí, mantenha uma frequência semanal de postagens.

Invista em anúncios

Vale a pena analisar uma verba para investir em anúncios patrocinados. Veja quais redes dão mais retorno para seu negócio. É possível, por exemplo, publicar anúncios segmentados por região, idade, interesses, entre outros filtros.

Interaja com seu consumidor

Use as redes sociais para se relacionar, ouvir, entender e até mesmo vender para seu público online. Como no exemplo da Renault, em que um usuário do Facebook comentou que estava em dúvida sobre comprar um Renault Sandero ou um carro similar do concorrente. A empresa identificou esse potencial cliente, entrou em contato e vendeu o carro da Renault.

Em um cenário no qual as concorrentes não exploram todos os tipos de postagem para se promover e acabam se limitando a divulgar promoções, as concessionárias que efetivamente fizerem marketing nas redes sociais, utilizando conteúdos educativos, investindo no relacionamento com o cliente e se tornando uma referência no meio digital, terão mais chances de crescimento e sucesso.

Este artigo sobre marketing nas redes sociais para concessionárias foi útil para você? Então continue se especializando no assunto! Aprenda como investir mais em estratégias de marketing no setor automotivo!

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