O que a Goodyear pode ensinar para sua oficina lucrar mais!

Como fazer sua oficina lucrar mais

Muitas pessoas adiam levar seu carro para a mecânica, assim como eles evitam ir ao dentista. Eles vão conviver com um problema até que a dor que sentem seja maior do que a dor que esperam sentir em sua carteira, por outro lado, ser um dono de mecânica é semelhante a ser um dentista. Os clientes entram com um problema, mas saem com um sorriso. Não há nada mais gratificante do que fazer os clientes felizes, e fazer um lucro justo no processo. Mas então como fazer sua oficina lucrar?

As pessoas protegem seus carros. Eles não querem qualquer um trabalhando neles. Uma reputação sólida como uma boa oficina é, talvez, o fator mais importante na construção e manutenção de sucesso a longo prazo. Você verá que quanto mais os clientes passam a confiar em você, mais você faz sua oficina lucrar a longo prazo. Não só os clientes retornarão, mas eles recomendarão seus serviços a outras pessoas.

Há três partes para uma grande reputação: perícia, honestidade e confiabilidade.

A experiência pode ser demonstrada empregando apenas mecânicos e técnicos certificados. Essa certificação informa seus clientes que seus funcionários sabem o que estão fazendo – que eles são profissionais verdadeiros e treinados. Do ponto de vista do cliente, confiança significa um trabalho feito direito, no tempo. Lembre-se, a satisfação do cliente não se baseia no que você promete, mas no que você entrega, a reputação de honestidade cresce como resultado de sempre dizer a verdade e abre o caminho para referências e clientes repetidos, a pessoa média não sabe o que está errado com seu carro, tudo o que eles sabem é que uma luz de advertência está acesa ou o carro não está funcionando corretamente e eles querem que seja corrigido.

Certamente ou erroneamente, eles são muitas vezes cético sobre ser roubado por um mecânico que vai correr até a conta com peças e serviços que não são realmente necessários. Clientes vão procurá-lo quando eles podem contar com um serviço de qualidade, especialmente quando eles precisam. Se você completar o trabalho de reparo pela data e hora prometida e oferecer uma garantia de satisfação, os clientes irão valorizar seu serviço. Vale a pena lembrar que a reputação que você constrói hoje vai fazer sua oficina lucrar mais amanhã.

COBRE O SUFICIENTE PARA FAZER O SUFICIENTE:

Você não precisa ser a mecânica com preços mais baixos. Na verdade, os preços baixos são muitas vezes percebidos como um serviço de baixa qualidade. Se você fizer um trabalho de qualidade, os clientes pagarão de bom grado um preço justo.

Cobrar muito pouco pode criar a falsa impressão de que você não faz um trabalho de qualidade. Você só pode ser rentável quando suas receitas excederem suas despesas, sua única receita vem do que você cobra por peças e mão-de-obra, então certifique-se de que o que você cobra realmente reflete a qualidade do seu trabalho, e só assim irá fazer sua oficina lucrar mais.

FAÇA O TRABALHO QUE REALMENTE FAZ SUA OFICINA LUCRAR:

Houve um tempo que quase todas as lojas de pneus nos EUA eram de propriedade da empresa Goodyear. Em meados dos anos 1900, a Goodyear foi a maior empresa de pneus do mundo, medida pela receita total e pelo total de funcionários. Na verdade, a Goodyear era maior do que as outras cinco empresas de pneus combinadas. A grande ironia era que, no nível de loja, nenhuma loja da empresa fez um lucro vendendo apenas pneus. Seus departamentos de serviço tiveram que fornecer lucros suficientes para tornar a Goodyear lucrativa. Pense sobre isso. Os departamentos de serviço, que prestam serviços de reparação e manutenção, criaram os lucros para a empresa de pneus.

O grande segredo: Evite fazer ajustes e qualquer coisa elétrica. Foco em peças mecânicas e serviços, (isto é, freios, suspensão, exaustão, alinhamento).

A GRANDE RAZÃO:

Você nunca vai ter um carro andando como novo depois de um ajuste. Mas, uma vez que a expectativa do cliente é que o carro vai andar como novo, você pode ter uma reclamação. Com os ajustes você terá que gastar o tempo valioso e pode nunca deixar exatamente da maneira que o cliente espera. Lide com as partes mecânicas, e deixe o carro como um sonho – e você será um herói.

O GRANDE BÔNUS:

A margem de lucro em peças é tipicamente muito maior do que nos ajustes. Além disso, você raramente terá um retorno. Naturalmente, quando você executa um ajuste ou qualquer tipo de manutenção de rotina, sempre tente aproveitar a oportunidade de “cruzar uma venda” e lembrar ao cliente que é hora de outros (maior margem) reparos, como a substituição de freios ou juntas.

GERENCIE SEUS COMPROMISSOS:

Um dos assuntos mais populares que está sendo promovido para as oficinas mecânicas hoje é o agendamento online, que permite que os clientes consultem seu calendário e agendem um horário em sua oficina. Agendamento online tem enormes vantagens, tanto para você quanto para seus clientes.

Por um lado, o software o libera da tarefa tediosa e demorada de agendar compromissos com o telefone, permitindo que você gaste mais tempo trabalhando em carros. Os clientes adoram também, porque eles podem agendar uma consulta a qualquer momento que é conveniente, incluindo após o horário comercial. E não se preocupe com o trabalho menos lucrativo empurrando reparos; Um sistema online pode ser configurado para priorizar certos reparos sobre a manutenção de rotina, por exemplo.

OUTRO GRANDE BÔNUS PARA SUA OFICINA LUCRAR MAIS:

Seu software é também um registro de serviço, repleto de informações dos clientes. Agora, ele pode se tornar uma ferramenta multiuso, quando você usa essas informações para lembrar aos clientes quando é hora de uma mudança de óleo, checagem de segurança ou trabalho de acompanhamento.

Você conhece o software para a sua OFICINA MECÂNICA feito pela Fronter? Temos certeza que pode te ajudar muito nesse caminho para aumentar seus lucros!