Como precificar os serviços da sua oficina?

Como precificar os seus serviços?

Oficinas que oferecem serviços especializados e produtos diferenciados, além da excelência no atendimento e pontualidade na entrega dos veículos, são aquelas que se destacam no mercado. Mas como precificar os serviços de sua oficina automotiva oferecendo diferenciais como bom preço e qualidade?

A precificação é um processo muito importante, uma vez que a sua oficina deve oferecer um preço justo, mas que deverá cobrir todos os seus gastos e ainda gerar lucro, claro. Afinal de contas, esse é o maior objetivo de uma empresa. Veja como fazer isso!

Como definir o valor do seu serviço

A definição do valor de um serviço nem sempre é uma tarefa simples, uma vez que é bastante difícil mensurar o benefício trazido por esse serviço. E diante da concorrência acirrada do mercado das oficinas mecânicas, o que fazer?

Nesse caso, uma boa aposta é a diferenciação: ofereça serviços de maior qualidade, com atrativos (como leva e traz) ou ainda especialize-se em um determinado segmento, seja por tipo de veículo ou por tipo de serviço. Além disso, invista em um bom atendimento e uma área de espera agradável para fazer a diferença em sua oficina.

Esses detalhes fazem com que você possa oferecer um serviço de maior valor agregado e permitem que seu cliente veja sua oficina como superior, permitindo que você possa cobrar um pouco mais.

Pesquisa de mercado

Uma forma muito importante de como precificar os serviços do seu negócio é conhecer os preços da concorrência. Aqui, vale a pena visitar outras oficinas e verificar se oferecem coisas similares, como são as condições de pagamento e os prazos de entrega dos veículos.

Essa pesquisa de mercado pode ser feita junto aos seus concorrentes diretos ou ainda a concessionárias que também prestam o mesmo tipo de serviço. Assim, você pode contemplar uma fatia maior do mercado e entender como anda funcionando.

Conheça os seus números

É preciso conhecer muito bem os números da sua oficina — e estes não se limitam aos seus estoques de pneus, materiais ou peças para veículos. Faça um levantamento da vida financeira do negócio e mapeie tudo, desde gastos com salários, contas de energia elétrica e água até qualquer despesa do dia a dia feita de forma direta ou indireta.

É importante conhecer bem a situação do caixa, por menores que sejam os gastos, pois você só poderá calcular o preço dos seus serviços quando souber exatamente o valor mensal que precisará cobrir para manter a viabilidade do negócio (e quanto deve sobrar para bater a sua meta de lucro).

Nessa hora, a utilização de um software ou planilha de controle é muito importante, pois vai permitir uma visão abrangente de tudo o que ocorre na oficina.

Invista em treinamento e qualidade

Você deve também investir em treinamentos, especializações e controle de qualidade dos seus funcionários, pois isso diminui os retrabalhos, aumenta a satisfação dos clientes e otimiza os processos — o que, consequentemente, diminui seus custos e te permite cobrar preços mais competitivos.

Os custos desempenham um papel muito importante para saber como precificar seus serviços, porém, é preciso controlá-los e buscar continuamente maneiras de diminuí-los sem afetar a qualidade do serviço, uma vez que você precisa se manter à frente em um mercado tão competitivo.

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Referência: Chiptronic