10 dicas de Marketing para Concessionárias e Multimarcas Atrair Mais Clientes

atrair mais clientes

Há 10 anos atrás, quando você planejava a compra de um carro usado, você ia direto para os classificados dos jornais. Atualmente, as concessionárias ainda usam a mídia tradicional (como a TV e rádio) para divulgar suas lojas no meio da experiência de entretenimento dos consumidores, prejudicando toda a relação, e perdendo a chance de se conseguir mais clientes.

Porém, com a expansão do marketing digital, novas ideias começaram a surgir e algumas concessionárias já começaram a aplicar estratégias inovadoras, com segmentação do público e atingindo seus potenciais consumidores na hora certa, sem intrusão e sem chatice.

Mas como conseguir mais clientes no digital? Confira:

1 – Obtenha informações de seus potenciais clientes

A informação é tudo. Antes de fazer qualquer ação, você precisa saber com quem vai se comunicar. De nada adianta divulgar o lançamento do novo Ford KA para um público interessado no Fusion Titanium, certo? Em cada ação, busque entender seu consumidor. Se o cliente está na sua loja ou concessionária, obtenha nome, email e cadastre os veículos que ele estava interessado. A tendência de ele seguir pesquisando aquele modelo é grande e você poderá divulgar outras ofertas no mesmo perfil durante os próximos dias.

2 – Utilize E-mail Marketing com Segmentação para atrair mais clientes

Uma das formas mais fáceis de atingir o potencial cliente é através do e-mail. Seja através de uma newsletter mensal com as principais novidades no estoque da loja/concessionária ou um e-mail específico, divulgando um único carro no perfil que o cliente estava buscando. Para isso, ferramentas de automação permitem até mesmo identificar esse lead e enviar novidades com base nos veículos que ele navegou em seu site!

3 – Utilize as Redes Sociais – Facebook, Twitter, Instagram

Muitas vezes o cliente não sabe o que quer até você mostrar para ele que ele precisa. E aqui as redes sociais podem cumprir um ótimo papel, através de anúncios direcionados à determinado público demográfico.

Além disso, se sua loja vende veículos de proprietários, um post nas redes sociais pode encorajá-los a compartilhar em seus perfis pessoais, facilitando a divulgação.

Em último caso, não esqueça: As redes sociais são o SAC 2.0 dos consumidores. E interagir corretamente com eles ali transmitirá grande confiança para novos clientes.

4 – Acompanhe os Resultados Através do Google Analytics

Tudo o que você precisa saber sobre o seu site está ali dentro. O Google Analytics é extenso, poderoso e capaz de filtrar todas as informações de origem e interação de usuários. Entender de onde vem a maior parte dos leads (potenciais clientes) permitirá direcionar melhor a verba de marketing para o canal mais adequado.

5 – Destine um profissional para o trabalho

Independente de você ter uma agência para todo o trabalho digital, é importante você ter um profissional dentro da empresa que fará o “meio de campo”, intermediando decisões e processos e, eventualmente, gerenciando as redes sociais, que necessitam de interação mais direta.

6 – Utilize um chat

Uma das melhores formas de impactar na experiência do usuário é disponibilizar um chat para comunicação do visitante. Com uma interação rápida, qualquer usuário navegando pelas listagens e procurando por um veículo, por exemplo, pode tirar dúvidas e fazer questionamentos em tempo real.

Por outro lado, bons profissionais gerenciando o chat garantiriam uma interação mais “humana” e chances maiores para fechar negócios do que um site, naturalmente mais “frio” nas interações.

7 – Disponibilize conteúdo relevante

O Inbound Marketing é a tendência do momento. Quando você disponibiliza conteúdo relevante, além de gerar mais tráfego qualificado ao site (com melhores rankings em mecanismos de busca), você se torna uma referência em determinado setor, ajudando o cliente com dúvidas e questionamentos de forma natural.

Conteúdo = Mais tráfego e mais credibilidade.

8 – Tenha chamadas de ação eficientes (Call to Action) e formulários visíveis

Com todo o conteúdo produzido, você precisará ter elementos que chamem a atenção do visitante para realizar determinada ação. É o que chamamos de “call to action”. Por exemplo, se você produzir um post sobre “Como avaliar veículos usados antes da compra”, ao final do texto você poderia ter um botão ou banner que convidasse o visitante para fazer um test drive em um dos carros da concessionária!

Não esqueça de usar formulários bem distribuídos para coletar informações e gerar leads. Você pode ter formulários mais simples (nome e e-mail) para o visitante receber novidades do blog, assim como formulários mais completos para uma landing page ou próximo a cada veículo.

9 – Utilize vídeos e atraia mais clientes

Mais da metade do tráfego de internet atualmente é vídeos. Esse volume deve passar de 80% até 2018. Há pesquisas que indicam que o marketing usando vídeo costuma ter melhores taxas de retorno.

Com isso em mente, implementar um canal de youtube para sua loja de veículos ou concessionária pode ser um passo muito eficiente para atrair mais clientes. Você pode usar os vídeos para mostrar as novidades em veículos ou até mesmo detalhar alguns deles – por dentro e por fora. O que acha de fazer um test drive virtual, mostrando como o carro se comporta nas ruas?

10 – Utilize testemunhos de clientes

Comprar um carro hoje pode ser uma loteria, e muitos potenciais clientes tem medo de adquirir um veículo usado, seja em loja ou concessionária, por achar que pode sair com um mau negócio. Mesmo o código de consumidor ajudando, com exigências de garantias de usados em concessionárias, torna-se importante mostrar que a loja tem muitos clientes satisfeitos.

A melhor forma de fazer isso é solicitar aos clientes um testemunho sobre a experiência de compra e o veículo, e então divulgar em um local apropriado no site, de fácil acesso aos visitantes.

Todas as dicas acima, aplicadas para lojas e concessionárias de veículos, são muito mais eficientes e baratas que o anúncio de TV. Mesmo se você tiver um orçamento de marketing reduzido, colocar algumas dessas estratégias em prática pode trazer muito mais clientes.

11 – (BÔNUS) Utilize o Google AdWords de forma segmentada

A busca de um carro hoje acontece no digital. No lugar de campanhas de AdWords que apenas direcionem a maior parte do tráfego online para sua concessionária, prefira estratégias mais segmentadas, como anunciar usando palavras-chave que representam a marca e modelo do veículo. Embora tragam um volume menor de visitantes, você terá a certeza que trazer o tráfego mais qualificado possível.
Ex.: Ao invés de anunciar para “carros usados Porto Alegre”, prefira algo como “Corolla 2014 porto alegre”.

 

Originalmente postado em: Fator digital