Como escolher o software certo para sua oficina mecânica

Como escolher o software para sua mecânica
 As oficinas mecânicas tem a sua disposição, algumas opções de software de gestão para melhorar seu desempenho com processos e atendimento ao cliente, e um software vem mostrando seu valor dentro da oficina.

 Veja algumas dicas para não contratar o software errado, e se juntar as oficinas mecânicas modernas.

Uma oficina mecânica moderna, tem que ter o completo controle dos processos de manutenções, das informações referentes aos veículos que estão em processo de manutenção ou mesmo os que já passaram por ela. Mas não se pode esquecer da organização financeira, do cadastro de clientes, do estoque, dos resultados e de tudo que acontece neste ambiente empresarial isso passa tudo por um software que pode ajudar.

Para apoiar em todos estes processos, as oficinas e os centros automotivos contam com um forte aliado, a tecnologia. Hoje, existem os chamados “softwares de gestão”, que ajudam no gerenciamento da oficina e contribuem muito para o aumento da produtividade e lucratividade do negócio.

Em resumo software para gestão de oficinas mecânicas fazem o controle desde a chegada do cliente com seu carro até a saída, e além disso seguem acompanhando os processos decorrentes desta primeira ação, como os citados anteriormente.

Existem diversos softwares disponíveis no mercado, com propostas de gestão e valores diferentes, então quais as considerações devo fazer para escolher o software de gestão de oficinas?

Dica 1:

Quando for atrás de um desses programas, não saia em busca do “melhor” do mercado ou do mais “antigo”, busque aquele que melhor se enquadra nas suas necessidades. É preciso evitar a emoção de levar o primeiro que aparecer.

Dica 2:

Ao escolher um software, lembre-se que existem questões que vão além dos serviços de pós-venda, como à praticidade de uso do programa, linguagem de programação, suporte, material de apoio.

Dica 3:

Por falar em linguagem de programação, temos atualmente uma tendência de sistemas que funcionam pela internet, pois isso garante muito mais mobilidade no uso, você acessa as informações de qualquer lugar e dispositivo com internet. Esse modelo também dispensa instalações e manutenções de redes de computadores, para funcionar em outras máquinas basta fazer login. Outro detalhe, as atualizações são realizadas automaticamente, sem precisar de um técnico ir na sua oficina para configurar o servidor, ou fazer acesso na sua máquina, este processo flui naturalmente.

Dicas para escolher seu sistema para oficinas mecânicas modernas.

O que levar em conta:

1) Como funciona o suporte de atendimento aos mecânicos, tem opções de comunicação para contato, como: chat, e-mail, telefone ou qualquer outro meio.

2) Ter formas do cliente tirar dúvidas por manual ou vídeos.

3) Oferecer boa relação custo X benefício.

4) Tem que ser de fácil utilização.

5) Ter como políticas ouvir o cliente para prosseguir com o desenvolvimento do sistema.

6) Tem que ter funções que vão resolver para o negócio, pois não precisa ser complexo e difícil mas também não pode ser superficial demais.

7) Veja quais são as ofertas para conhecer o sistema: Apresentação acompanhada, vídeos, teste prático.

8) Como funciona o contrato para contratação e também o cancelamento.

Gostou das dicas? Caso tenha alguma dúvida não hesite em comentar ou enviar um e-mail, vamos ficar muito felizes em te responder!