Tudo o Que Você Precisa Para Aumentar as Vendas da Sua Oficina [Garantido]

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Tudo o Que Você Precisa Para Aumentar as Vendas

Muitas oficinas são de propriedade de técnicos ou mecânicos que se cansaram da rotina diária de trabalhar para outra pessoa e decidiram seguir sua própria direção. Muitas vezes também, é um negócio familiar de pai para filho. No entanto, algumas das oficinas mais bem-sucedidas não são de propriedade dos melhores técnicos ou mecânicos, mas sim são de propriedade de alguns dos melhores administradores e que sempre estão com um olho no marketing.

Por quê? Porque, embora você possa ser um técnico certificado ou mecânico com 20 anos de experiência, saber como melhor comercializar pode ser um obstáculo ainda maior para se superar no caminho para o sucesso geral da sua empresa. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode começar ou simplesmente melhorar os planos de marketing e começar a gerar mais negócios.

É importante entender quem são seus clientes e o que eles querem, antes de você comercializar. Como diferentes clientes têm diferentes necessidades e como irão desencadear sua resposta de compra.

Faça sua pesquisa!

Antes de iniciar uma campanha de marketing, é necessário primeiro descobrir quem são seus clientes para que você saiba como alcançá-los.

Comece por descobrir quem são seus potenciais clientes, os interesses, os hábitos, tendo em mente que eles podem estar de passagem na rua ou estão procurando uma solução. Uma loja anunciava em uma estação de rádio de rock dominada pelos homens e não via nenhum resultado. Uma vez que eles souberam que mais de 80% das decisões de manutenção/serviço era feitas por mulheres, eles mudaram para um formato dirigido por mulheres e viram resultados instantaneamente.

Use todos os dados disponíveis na sua plataforma de gerenciamento para ver onde você pode estar perdendo clientes, bem como o que seus “melhores” clientes se parecem em termos demográficos.

Obtenha uma compreensão de quem é a sua empresa como marca, o que você representa como uma oficina e o que diferencia você entre os outros em sua área. Uma vez que você sabe o que torna sua loja tão única, conduza essa mensagem para tudo o que você faz. Por exemplo, se a sua loja for diferente porque você possui mecânicos muito instruidos foque nisso e adapte sua mensagem de marketing e suporte de acordo com isso.

Cuide dos clientes existentes. Quer seja através da criação de um programa de fidelização de clientes ou de um banco de dados de e-mail, oferecendo programas de fidelidade, isso mantêm seus clientes envolvidos, pensando em você e querendo voltar.

Implementar um programa de acompanhamento de clientes.

Depois que um carro foi reparado ou tiveram reparos realizados, ligue pessoalmente, ou repasse uma mensagem ao proprietário para agradecer e acompanhar a reparação para ver como o veículo está funcionando. Isso ajudará a definir sua loja como melhor que a dos seus concorrentes.

Utilize cartões de fidelização.

Se você puder, use cartões que ofereçam uma recompensa no retorno para o cliente como um agradecimento pelo seu tempo e sua visita recente.
A maioria dos sistemas de gerenciamento, como o Oficinas Online, têm um CRM incorporado. Essa ferramenta de CRM vêm com lembretes automatizados de e-mail ou SMS para o serviço que devem ser feitos em breve, ofertas, e até uma forma de o cliente acompanhar a manutenção de seus veículos através de Lembretes automáticos.

Veja se o cliente está disposto a agendar seu próximo serviço antes de sair, possivelmente com uma taxa de desconto. Isso é semelhante ao agendamento da sua próxima visita semestral ao dentista antes de sair do escritório, então esteja disposto a ir além para simplificar o processo e torná-lo automático e sem dor para seus clientes.

Aparência do site de sua oficina

Um site com aspecto profissional é como ter um pessoal de vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Certifique-se de que o seu tenha os elementos mais importantes.

Leve sua loja para o online se quiser existir aos olhos de seus clientes.
Ainda é impressionante o número de oficinas que ainda não possuem um site profissional. Se você deseja ser encontrado, você precisa estar online. A maioria das pessoas encontra uma nova oficina ou loja de peças através de mecanismos de busca, como o Bing ou o Google. Se você não tem um site, você é invisível.

Assista a sua reputação online.

Mesmo que você não esteja nas mídias sociais ou que nem sequer tenha um site, seus clientes ainda podem estar falando sobre você, só que você não tem nenhuma maneira de rastrear isso ou responder se o feedback for negativo. Se você vê críticas ruins, peça ao cliente para ligar diretamente e abra o diálogo – NÃO exclua a opinião ou comentário! Os clientes vêem isso como desonesto, e preferem ver a resolução da conversa online para mostrar que sua opinião é importante e sua loja está empenhada em atender e fazer a situação correta.

Certifique-se de que está utilizando as mídias sociais como ferramenta para não só criar conhecimento da marca e monitorar comentários, mas também como uma ferramenta baseada em promoção para impactar diretamente as vendas. No Facebook, execute uma campanha que se centre em um serviço específico para ver o impacto nas vendas da sua loja. Por exemplo, em abril, concentre-se nas mudanças de óleo como seu recurso. Você pode postar vídeos, dicas, estatísticas sobre a importância e recomendações sobre como mudar o seu óleo ao longo do mês. Certifique-se se você está executando outros tipos de publicidade, então sua campanha está totalmente integrada.

Use os recursos e as ferramentas disponíveis para você dos fornecedores de peças.

Muitas eles oferecem programas de associação, que inclui recursos valiosos para ajudar a construir sua marca e aumentar suas vendas.
Nesses casos aproveite ao máximo os elementos do programa e use-os para sua vantagem. A maioria das plataformas inclui, sinalização de pós-venda, suporte publicitário para promoções. Além disso, alguns vêm com descontos em compras de peças, descontos em CRM e ferramentas de marketing.

Eventos ao vivo podem ser estratégias de marketing poderosas para oficinas.
Eventos comunitários podem ser táticas de marketing poderosas.

Conclusão

Você pode trabalhar com todas essas frentes em separado, ou contar com os serviços da Fronter que disponibiliza esses serviços além do CRM, através de uma equipe capacitada para te gerar retorno sobre seus investimentos! Entre em contato e vamos conversar!