Mix de marketing: entenda os 4 Ps na realidade de uma concessionária

O mix de marketing, composto pelos 4Ps que representam as palavras: produto, preço, praça e promoção, é fundamental nas estratégias e no direcionamento de marketing de uma concessionária. Esse conceito influencia na construção da marca, no posicionamento do seu negócio e nos seus resultados.

Já que conhecer e estudar esse mix fornece insights e estratégias para melhor se posicionar no setor automotivo e ainda impulsionar as vendas, neste post vamos ajudar você a compreender teoria e prática, ao abordar o seu conceito e falar um pouco sobre como cada um dos 4 P’s conseguem contribuir para a sua concessionária. Confira!

Conceito de mix de marketing

Também conhecido como composto de marketing, é um dos conceitos mais famosos nessa área e caracteriza os quatro pilares básicos de toda e qualquer estratégia de marketing, independentemente do ramo de atuação da sua empresa.

Esse mix engloba os 4Ps — preço, praça, produto e promoção. O preço corresponde a valor que vai custar um produto ou serviço para o consumidor. É importante que seja atrativo para o público e que, ao mesmo tempo, vise lucro para a empresa.

A praça significa o local em que você oferta seus produtos e serviços. Engloba a forma como é feita a logística e a distribuição, o tipo de transporte, locais de armazenamento, em quais cidades e estados sua concessionária atua e tem impacto direto na segmentação do seu público.

Quando falamos do produto se trata de qual é a sua oferta, ou seja, o que você vende. Uma série de atributos tangíveis e intangíveis estão conectados a ele, como o material, a embalagem, o status etc. Ele está relacionado à demanda. O que o mercado precisa? Qual necessidade você resolve?

A promoção é a forma como você divulga. De que maneira seu público sabe sobre sua oferta? Quais os artifícios de convencimento e diferenciação você utiliza? Qual é a linguagem utilizada? Tudo isso está relacionado ao P de promoção.

Relacionando os 4Ps à realidade de uma concessionária

Agora que você já entendeu o conceito do composto de marketing e para que serve cada P desse mix, vamos nos aprofundar em cada um deles e relacioná-los com exemplos de como isso se adequa à realidade de uma concessionária.

P de Produto

Uma empresa existe para ofertar algo. No caso das concessionárias, o produto principal são os carros, além de serviços complementares como mecânica, troca de autopeças, venda de adicionais de veículo etc.

Contudo, o foco principal do produto não é esse. Na verdade, esse P existe para que o marketing consiga compreender e identificar as características e atributos da sua oferta. Sua concessionária não realiza a venda somente carros. Isso mesmo, ela vende um meio de locomoção confortável, de diminuição do tempo de deslocamento, status, entre outros. Veja abaixo algumas questões para ajudar a assimilar esse conceito:

  • Quais as necessidades e desejos a sua concessionária consegue atender?
  • Quais os atributos seu produto deve ter para conseguir satisfazer essas necessidades?
  • Como, onde e quando seus clientes mais usam o produto?
  • Como seus produtos e/ou serviços se diferenciam no mercado?

Nesse pilar, também deve ser estudado o ciclo de vida do seu produto, que é dividido em:

  • introdução: pode ser um carro 0km;
  • crescimento: fase em que o automóvel está em ascensão;
  • maturidade: quando o veículo está bem aceito no mercado;
  • declínio: que pode ser o carro antigo ou um modelo que não é mais bem reconhecido pelo público.

P de Preço

Esse pilar pode representar o sucesso ou o insucesso de um produto, por isso, ele precisa ser estrategicamente pensado, de acordo com a avaliação das concessionárias concorrentes, dos grandes sites de vendas de carros, da tabela Fipe, da localização física do seu negócio, do público que frequenta etc.

O valor recebido da venda de carros e serviços deve ser suficiente para cobrir os custos, as despesas e ainda gerar lucro. Contudo, em um mundo conectado, no qual seu concorrente está em todos os lugares, inclusive na internet, é preciso estar muito atento aos preços praticados no mercado e à percepção de valor do seu cliente.

P de Praça

Como o seu consumidor chega até os produtos e serviços da sua concessionária? A praça se refere não somente ao ponto físico que sua concessionária está instalada, mas também aos canais de distribuição. Se você também vende em sites automotivos, essa é mais uma praça que sua concessionária abrange.

Vale pensar em seu mercado e em como sua concessionária pode chegar a mais clientes. Vale fechar parcerias e vender pela internet? Explorar outros pontos físicos? Entregar em mais localidades? O importante é que seus carros e os serviços que sua concessionária oferece estejam disponíveis para cada vez mais clientes em potencial.

P de Promoção

Diferentemente de liquidação, a promoção refere-se ao ato de promover o seu negócio. Você deve avaliar quais as estratégias e ações que seu time usa para tornar a sua concessionária conhecida, de que forma vocês divulgam seus produtos e serviços e quais são os diferenciais oferecidos. De nada adianta ter uma concessionária melhor que a concorrência, se o seu potencial cliente conhece somente a sua concorrente.

Por isso, busque se destacar por meio de ações de promoção — é possível usar anúncios segmentados na internet, participar de propagandas em canais especializados em ofertas de carro, oferecer folhetos, anunciar nas redes sociais para público em localidades próximas, mandar e-mail marketing para atuais clientes com descontos em serviços ou em novos produtos etc.

É importante dizer que o Mix de marketing deve ser de conhecimento do gestor e de toda a sua equipe da área, pois a gestão da empresa precisa desenhar estratégias que contemplem cada P. Atuar em conjunto com a equipe é a melhor forma de analisar os Ps que podem proporcionar alguma ameaça ou mesmo identificar novas oportunidades de negócios.

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