6 tecnologias para concessionárias para otimizar a gestão e o atendimento ao cliente

A internet tem se tornado um local completo, principalmente quando levamos em consideração o uso dos smartphones. Hoje, é possível realizar atividades que vão desde assistir a filmes até comprar um novo veículo.

Nesse sentido, o investimento em tecnologias para concessionárias está crescendo bastante. Já podemos encontrar inúmeras ferramentas que são capazes de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade no atendimento e, consequentemente, ajudar nos resultados do negócio.

Alguns investimentos podem se tornar maneiras interessantes para que a concessionária consiga ajudar seus clientes a cuidar de seus veículos e, ainda, garantir a fidelização desses consumidores. Vale a pena, não é mesmo?

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja 6 tecnologias para concessionárias que contribuem para otimizar a gestão e o atendimento ao cliente. Não perca!

1. Aposte em um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão pode ser uma grande vantagem para sua concessionária, principalmente em termos de competitividade. Usar esse tipo de sistema simplifica as principais atividades rotineiras dos colaboradores, pois os dados da empresa ficam centralizados em um único ambiente, podendo ser acessados com rapidez sempre que for necessário.

Existe um grande número de sistemas de gestão disponíveis no mercado e cada um deles apresenta características próprias e distintas. A melhor maneira de garantir o sucesso na escolha é buscar opções que atendam às necessidades específicas do seu negócio.

Para tanto, pense nas funcionalidades que serão úteis para gerenciar a sua concessionária. Lembre-se: você encontrará sistemas que oferecem inúmeras funcionalidades, mas devem ser escolhidas apenas as que serão realmente utilizadas.

2. Invista em um CRM

O CRM (Customer Relationship Manager) também é uma das principais tecnologias para concessionárias. Esse tipo de software pode fazer parte de um sistema de gestão, mas seu principal objetivo é focar no cliente e em seu relacionamento com sua empresa.

Entre as principais vantagens de se investir em um bom CRM podemos destacar a otimização das estratégias de marketing, aumentando as vendas, e a simplificação do processo de tomada de decisão, mostrando aos vendedores os hábitos de cada cliente.

Assim como acontece nos sistemas de gestão, existem inúmeras opções de CRMs disponíveis no mercado. No meio de tantas opções, a Fronter se destaca: essa empresa oferece um software voltado para o ramo de concessionárias e oficinas multimarcas, focando em atração, conversão e fidelização dos clientes finais.

O principal benefício em contar com o CRM da Fronter é que a sua concessionária ficará responsável por enviar os disparos aos consumidores finais em vez de depender dos clientes baixarem um aplicativo para receber os lembretes.

Além disso, os usuários internos das concessionárias também ficarão atentos aos retornos dos clientes. Assim, avisos sobre manutenções periódicas, trocas de óleo e outros serviços poderão ser enviados aos clientes, criando um relacionamento mais próximo e aumentando a chance de fidelização.

3. Tenha aplicativos para interagir com seus clientes

Outra estratégia para concessionárias que pode ser utilizada para otimizar a gestão e o atendimento ao cliente é o emprego de aplicativos que permitam a interação com os consumidores.

Utilizar apps de mensagens instantâneas certamente melhorará sua comunicação, possibilitando que os vendedores estejam disponíveis sempre que forem procurados e interajam com os clientes sempre que receberem notificações.

O uso do WhatsApp e do Facebook Messenger são as opções mais conhecidas no mercado, principalmente pelo fato de serem gratuitas. Dessa forma, é possível enviar mensagens de texto sem custo, além de trocar arquivos por meio dos aplicativos. Além disso, é possível criar grupos com pessoas específicas.

Não podemos deixar de mencionar que o WhatsApp lançou, recentemente, uma versão exclusiva para uso comercial. Essa versão permite a criação de um perfil da sua empresa, com informações importantes para seus clientes, como: endereço, descrição do negócio, acesso a mensagens enviadas, lidas e entregues, entre outras funcionalidades.

A utilização de aplicativos para interagir com seus clientes será muito bem vista por seus consumidores, aumentando os canais de comunicação, diminuindo o tempo levado para a resposta e mostrando que você se importa com seus problemas. A fidelização se tornará uma prática constante.

4. Digitalize documentos

A digitalização de documentos é mais uma das tecnologias para concessionárias que destacamos. Esse recurso é um tanto quanto óbvio e visa transformar arquivos em papeis em documentos digitais.

A digitalização de documentos pode ser útil em diversos aspectos, como o aumento da segurança dos arquivos, simplificação da edição e gestão de dados e, principalmente, restringir o acesso a determinadas informações, liberando-as apenas a quem precisa.

Dessa forma, documentos de veículos, contratos e carteiras de motoristas não cairão na mão de hackers ou pessoas mal-intencionadas e sua concessionária não precisará se preocupar com esse tipo de problema.

5. Use o armazenamento em nuvem

Seguindo a linha de raciocínio sobre a digitalização de documentos, é recomendado usar o armazenamento em nuvem. Esse recurso permitirá que sua concessionária mantenha documentos estratégicos e informações sobre seus clientes em segurança.

Armazenar esses dados na internet apresenta uma grande vantagem: a possibilidade de acessá-los em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Além disso, não será preciso um computador, pois o acesso poderá ser realizado por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Obviamente, todas as informações poderão ser compartilhadas com os interessados, desburocratizando processos, deixando a empresa mais competitiva e aumentando sua produtividade. Vale a pena investir nessa tecnologia!

6. Foque na presença online

Nos dias atuais, poucas pessoas compram um item, independentemente do que seja, sem olhar preços, características, usos e outras informações na internet. O mesmo ocorre no caso do mercado de automóveis.

Dessa forma, é fundamental focar e garantir uma boa presença online. Muitas pessoas entrarão em contato com sua marca por meio da internet, buscando conhecer sua empresa, seus serviços e a qualidade de seus produtos.

Apesar de ser um mercado competitivo e com um grande número de concorrentes, a internet deve ser vista como um ambiente cheio de oportunidades de negócio. Logo, não perca tempo e foque em uma presença online forte e eficaz.

O uso de tecnologias para concessionárias é uma excelente alternativa para otimizar a gestão e melhorar o atendimento ao cliente. É preciso lembrar que o desenvolvimento da internet fez com que as informações sejam rapidamente compartilhadas. Então, empresas que são capazes de solucionar as dores de seus clientes podem ganhar publicidade gratuita, afinal muitas pessoas costumam compartilhar o seu dia a dia nas redes sociais.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das tecnologias para concessionárias que destacamos? Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Nós teremos prazer em lhe ajudar.