Veja como a tecnologia pode reduzir custos operacionais do negócio

Os custos operacionais de alguns tipos de negócio podem ser bem elevados, em especial quando não há uma gestão eficiente, na qual é investido dinheiro em soluções que não são adequadas à empresa.

Para que TI seja a solução e não um custo a mais, é preciso que a empresa tenha algumas boas práticas. Uma delas é buscar uma solução integrada, pois ela traz diversos benefícios, como o menor custo financeiro, que vem da captação de diversos dados por meio de uma única fonte, além de gerar uma economia de tempo para o time e ganho de produtividade.

Por isso, vamos falar sobre como usar a tecnologia para otimizar custos e as práticas utilizadas para reduzir os custos operacionais.

Como a tecnologia ajuda na redução de custos?

Avaliar bem seus atuais processos é uma prática que deve ser aplicada. Faça um levantamento dos sistemas que sua empresa já usa, pesquise se há maneiras de integrá-los com outras soluções, avalie o retorno que eles trazem e se vale a pena mantê-los ou substituí-los.

Outra prática significativa é buscar os fornecedores ideais na hora de contratar uma solução. Algumas empresas atuam com parceiros fixos e deixam de aproveitar grandes oportunidades de bom custo-benefício. É preciso fazer uma análise das soluções oferecidas pelas diferentes empresas de tecnologia, comparar preços, vantagens, desvantagens, adequação ao negócio e reconhecimento no mercado de atuação.

É importante que toda empresa se empenhe na redução de custos com a boa utilização da tecnologia, afinal boa parte do sucesso de um negócio se deve a uma boa saúde financeira.

Agora que você entendeu sobre a relevância do diagnóstico atual de suas plataformas, além da importância da integração entre sistemas, confira os motivos pelos quais a tecnologia e softwares podem ajudar na redução de custos.

Quais as vantagens do uso da tecnologia?

Automatiza processos e diminui a necessidade de mão de obra

Quando a empresa trabalha com processos automatizados, o fluxo de trabalho se torna mais ágil e mais assertivo. A mão de obra e o tempo gasto com trabalhos operacionais são diminuídos, o trabalho da equipe se transforma, fica mais significativo e estratégico.

Além disso, as diversas horas que seriam usadas buscando arquivos, enviando e-mails, encontrando documentos e fazendo cálculos diminui, assim como o custo hora/homem.

Otimiza a gestão com dados mais rápidos e relevantes

Uma vez que há processos automatizados, há, também, um maior dinamismo nas tarefas. O gestor tem acesso mais rápido às informações e relatórios gerenciais, que por sua vez chegam com mais precisão.

Se antes eram necessárias diversas planilhas, informações divergentes advindas de fontes distintas, com a tecnologia tudo muda. Em um único lugar, o gestor tem acesso aos dados imputados e consegue extrair referências precisas sobre seu negócio para auxiliá-lo na tomada de decisão.

Controla o estoque e auxilia no fluxo de caixa

Gerenciar bem o estoque pode ter um impacto bastante positivo no fluxo de caixa, pois ajuda na prevenção de perdas. Um estoque com produtos a mais do que o necessário pode significar dinheiro parado. Porém, trabalhar com um estoque muito pequeno é arriscado e pode atrapalhar as vendas.

Nessa hora, a tecnologia pode auxiliar a controlar a reserva de maneira muito eficiente, mostrando os produtos que tem disponíveis, os que estão em falta, os que estão próximos de acabar, os que mais saem, os que menos vendem, os que apresentaram mais defeitos etc.

Contribui para retenção de clientes atuais

Fidelizar um cliente é mais barato do que conseguir um novo. Nessa lógica, usar a tecnologia a seu favor para trabalhar a satisfação e a manutenção do  relacionamento com seus atuais consumidores é fundamental na redução de custos.

Mas como a TI pode ajudar a empresa a reter clientes? Com soluções de CRM, por exemplo, em que você conhece seu consumidor, sabe suas preferências e consegue verificar todas a suas interações com a companhia. O próprio processo de automação pode ser utilizado de forma a colaborar com a fidelização de clientes, com o uso de e-mails marketing, por exemplo.

Aumenta a produtividade empresarial

Quando são eliminadas as tarefas meramente operacionais, os gargalos na informação, a dificuldade de acesso a documentos, os retrabalhos e os processos duplicados, a produtividade empresarial certamente aumenta.

Além disso, como já mencionamos, a equipe passa a ter tempo para focalizar os esforços no que realmente importa: a estratégia e a tática para o alcance dos objetivos empresariais e de cada área.

Diminui custos de armazenamento de dados utilizando a nuvem

Hoje em dia, a tecnologia oferece recursos de armazenamento de dados na nuvem. As próprias soluções tecnológicas podem ser hospedadas dessa maneira, sem necessidade de uma infraestrutura de TI. O uso de softwares na nuvem coopera com a agilidade empresarial. Seu time pode ter acesso aos dados e à plataforma de qualquer lugar.

Outro benefício dessa ferramenta é a diminuição de custos do armazenamento das plataformas e dos dados nelas inclusos. Sua empresa pode crescer, ter mais dados para armazenar e, ainda assim, conseguir um valor bem mais acessível do que se utilizasse uma estrutura comum.

A tecnologia está cada vez mais ligada aos bons resultados de um negócio, incluindo a diminuição de custos operacionais. Porém, na hora de contratar serviços tecnológicos para seu negócio, é preciso estar atento e buscar sempre por um software com boa reputação no mercado. Isso porque quando uma empresa adquire uma solução que não integra com as demais, que não funciona como deveria ou que não faz sentido para o negócio, o efeito pode ser contrário.

Para que sua empresa consiga utilizar ferramentas tecnológicas como apoio à redução de custos, é necessário que elas ofereçam integração com outros sistemas, que efetivamente tenham uma solução para a necessidade de seu negócio e que não atuem como mais um custo. Por isso, pesquise no mercado, confira opiniões de clientes e preze por reputação.

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