Marketing online e offline: como equilibrá-los na sua oficina mecânica?

A evolução do mundo contemporâneo está mudando a forma como nos comunicamos e, consequentemente, como fazemos negócio. No caso da comunicação das empresas, muitas pessoas estão investindo no marketing online em detrimento do offline.

Contudo, o mercado consumidor é extremamente diversificado, e não existe um tipo de marketing melhor que o outro. O ideal, na verdade, é buscar a integração dessas modalidades, melhorando suas campanhas e seus resultados.

É interessante afirmar que 90% das pessoas com acesso à internet realizam pesquisas online antes de comprarem em lojas físicas. Em contrapartida, 63% dos consumidores visitam lojas físicas antes de comprar em um e-commerce.

Esse panorama reflete a maioria dos setores, inclusive o automotivo. Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e veja como equilibrar o marketing online e offline na sua oficina mecânica.

Tenha um planejamento estratégico

A melhor maneira de utilizar o marketing online e offline se dá pela união e integração dessas mobilidades. Para tanto, é necessário investir em um planejamento estratégico.

Defina quais são seus objetivos principais com as campanhas de marketing. Assim, é possível determinar o que cada uma das ações deve alcançar, por meio do estabelecimento de metas específicas para cada uma das atividades.

A busca pelo equilíbrio entre o online e offline é de grande valia para que sua empresa alcance o público-alvo em diferentes situações e com abordagens distintas. É importante frisar que no início do planejamento é preciso pensar nas campanhas e nas ações que se pretende fazer, desenhando de que formas elas estarão integradas.

Considere uma divisão do orçamento

Dividir o orçamento é essencial para conseguir o equilíbrio entre o marketing online e offline na sua oficina mecânica. É válido dizer que o marketing digital traz um melhor custo-benefício, já que utiliza estratégias com opções menos dispendiosas (redes sociais e sites, por exemplo).

O marketing offline já exige um custo um pouco mais alto. Anúncios em jornais e revistas e as propagandas em televisão e rádio são as formas de abordagem mais comuns, mas um tanto quanto caras.

Então, a melhor alternativa é buscar uma divisão justa no orçamento disponível para as campanhas de marketing. Além disso, é importante se lembrar dos objetivos dessas campanhas e dos resultados que cada uma das ações pode trazer para o negócio.

Outro ponto que merece a devida atenção é a paciência. Muitas vezes, é preciso investir na expansão da marca, fazendo com que os consumidores passem a conhecer sua oficina como referência no mercado, antes de contratarem o serviço. O custo desse investimento dificilmente é reposto, mas ele pode ser crucial para sua empresa.

Conheça seu público-alvo

Não é possível fazer uma campanha de marketing eficiente se você não conhece o seu público-alvo. E, quando falamos em conhecer, estamos falando em ter ciência dos hábitos de compra, preferências, formas de consumir informações e tantas outras características.

Sendo assim, deve-se fazer uma lista das informações mais importantes a serem descobertas, para então iniciar o processo. As respostas servem como um grande norte para as ações de marketing, facilitando a escolha das plataformas, sejam elas online ou offline, e da melhor abordagem a ser utilizada.

Imagine, por exemplo, que seu cliente tem o hábito assistir televisão até tarde da noite e utiliza o Instagram em diversos momentos do dia. Então, você sabe que não adianta investir em horários diferentes e em outras redes sociais.

A melhor alternativa seria colocar suas ações para o tipo de programa assistido, em conjunto com ações nessa rede social específica. O uso de propagandas de TV e anúncios pagos nas redes sociais são ideias que devem ser avaliadas.

Assim, as ações de marketing ficam mais direcionadas e atingem seu público com maior precisão  Em outras palavras, cada centavo investido tem maior chance de retornar como venda. Trata-se, então, de uma alternativa melhor do que a realização de ações que atinjam todos os consumidores sem nenhum tipo de segmentação, não é mesmo?

Invista na linguagem e na comunicação

Investir na linguagem e na comunicação podem fazer toda a diferença em suas ações de marketing online e offline. A linguagem se dá pela forma de abordagem, enquanto a comunicação se dá pela troca de informação entre as duas partes.

É importante deixar claro que mesmo que diferentes campanhas tenham o mesmo objetivo, é preciso ter uma linguagem própria para cada tipo de abordagem.

O marketing online aceita mais aspectos de informalidade, criatividade e descontração, independentemente do seu público-alvo. Já o marketing offline é um pouco mais engessado, exigindo uma abordagem adequada.

Em termos de comunicação, é preciso estar atento aos principais canais utilizados pelo seu público-alvo. O mundo contemporâneo exige cada vez mais mobilidade, permitindo que problemas possam ser solucionados 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Para garantir esse aspecto em sua oficina mecânica, deve-se contar com canais de comunicação online, melhorando o relacionamento com seus clientes. Os canais de comunicação tradicionais, como o telefone, ainda são muito utilizados, não podendo ser totalmente deixados de lado.

Outro ponto importante é buscar uma conexão entre as campanhas de marketing. Um anúncio realizado no Instagram, por exemplo, deve ter certa conexão com a propaganda veiculada na TV, por exemplo.

Essa conexão é fundamental para o sucesso do marketing, uma vez que aumenta a eficiência das campanhas. Afinal, as ações online e offline se complementam e, assim, trazem os resultados esperados.

É preciso deixar claro que o simples uso de estratégias online e offline não é sinônimo de integração do marketing. A melhor maneira de garantir a união dos esforços se dá por meio de campanhas que se conectam e conseguem, em conjunto, atingir os objetivos propostos.

A união do marketing online e offline é uma das melhores maneiras de potencializar as vendas em sua oficina mecânica. Além disso, é mais fácil conseguir a fidelização de clientes e mostrar para eles toda a gama de serviços que sua empresa tem expertise em executar. Pense nisso e busque o equilíbrio nas ações de marketing online e offline. Os benefícios serão iminentes.

E aí, gostou do nosso artigo? Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Então aprenda como fazer marketing nas redes sociais para concessionárias. Não deixe essa oportunidade passar!