Saiba o que são leads e como guiam o marketing na direção certa

Grande parte das estratégias de marketing está voltada para a atração de contatos que podem se tornar clientes fidelizados. Mas afinal, o que são leads e como eles participam desse processo?

Hoje você vai entender como esse conceito está inserido dentro das estratégias de marketing digital e como uma empresa deve trabalhar para fidelizar os seus consumidores.

Continue a sua leitura e prepare-se para investir e direcionar o marketing na direção certa!

O que são leads?

Podemos definir, dentro do marketing digital, que leads são consumidores em potencial de uma marca que, de alguma maneira, demonstraram interesse em consumir os produtos ou serviços dessa empresa.

A curiosidade do usuário pode ser entendida a partir do preenchimento de um formulário de dados para receber um conteúdo exclusivo ou, até mesmo, uma assinatura de newsletter.

Depois dessa ação o consumidor é transformado em um lead que precisa ser trabalhado para avançar nos estágios do funil de vendas até alcançar o estágio de cliente fidelizado.

Quando falamos em leads, é importante saber que é preciso classificá-los nos seguintes grupos:

Marketing Qualified Leads (MQL)

Também conhecido como lead qualificado de marketing, esse usuário já está ciente do problema que precisa resolver ou da sua necessidade e está buscando qual é a melhor solução disponível.

A estratégia principal para o MQL é direcionar esse possível consumidor para o produto ou serviço oferecido pela sua empresa como o recurso com mais qualificações.

Sales Qualified Leads (SQL)

O lead qualificado de vendas já está mais próximo da compra. Esse comprador já sabe qual é o seu problema e definiu que a sua empresa oferece o melhor produto ou serviço para suprir essa necessidade.

Esses leads devem ser de responsabilidade da equipe de vendas, que precisam entrar em contato por meio de e-mails e ligações, além de marcar reuniões para colocar em prática o processo de venda.

Como é possível gerar e nutrir esses consumidores?

Agora que você compreendeu o que são leads e já sabe a diferença entre MQL e SQL, vamos colocar a mão na massa para entender como esses usuários devem ser trabalhados com as estratégias de marketing digital.

A seguir, separamos algumas dicas essenciais para nutrir os usuários durante os estágios do funil de vendas:

Oferecendo materiais ricos em conteúdos relevantes

Os leads precisam ser nutridos por meio de materiais que estejam de acordo com as suas necessidades e desejos. Sendo assim, é essencial conhecer o perfil desse possível cliente para que a empresa consiga se antecipar e disponibilizar o conteúdo necessário antes mesmo do consumidor saber que precisa dessa informação.

Disponibilizando conteúdos personalizados

Mensagens direcionadas exclusivamente para cada lead é uma ótima estratégia de personalização, que transmite ao usuário a ideia que a empresa se importa em oferecer um atendimento diferenciado.

Enviando e-mail marketing

O uso do correio eletrônico é uma estratégia com resultados surpreendentes para a empresa. Ao nutrir os leads a partir de e-mails personalizados e conteúdos que estejam de acordo com o seu estágio no funil de vendas, é possível acelerar a sua caminhada até a compra.

Criando newsletters com frequência

O envio de newsletters é uma ótima estratégia para começar a nutrir o lead durante a sua jornada de compra. Sendo assim, elabore materiais ricos em informações relevantes de acordo com cada estágio do funil e dispare conteúdos periódicos aos usuários.

Agora que explicamos o que são leads, é importante ressaltar que essa estratégia de marketing digital pode ser aplicada a todas as empresas, desde o varejo até restaurantes. Qualquer companhia que deseja melhorar os seus resultados deve incluir esse método ao seu planejamento!

O que você achou sobre o conceito de leads? Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, siga o nosso perfil no Facebook e acompanhe as nossas publicações sobre como melhorar a sua gestão de marketing!