Software de CRM: os erros e os acertos da implementação

O software de CRM é um aplicativo de informação desenvolvido com a finalidade de auxiliar na gestão do relacionamento da empresa com o cliente. Aplica-se o nome CRM (Customer Relationship Management) tanto à gestão de relacionamento, quanto às ferramentas empregadas para a administração desse relacionamento.

Por muitas vezes, o termo CRM é utilizado de forma equivocada, como para se referir ao software. É importante ressaltar que CRM é uma estratégia e uma filosofia que inclui pilares e princípios de marketing de relacionamento, com base em informações e conversas com clientes. A tecnologia atua para facilitar este processo. Continue a leitura para saber mais!

Como a implementação de software de CRM pode impactar a empresa?

A implementação de software de CRM tem como principal finalidade potencializar o sistema por meio de armazenamento de dados e automatização do fluxo. Com isso, aumenta-se o foco nos clientes potenciais, o que leva a empresa a maiores lucros. Também aumentam os gastos dos clientes já consolidados, além da retenção de novos clientes por um período maior de tempo — fidelização.

Outro ponto interessante a ser destacado é que o sistema CRM apresenta uma orientação voltada para facilitar o trabalho em equipe do setor de vendas, com aumento da velocidade da emissão de propostas e fechamento de negócios dentro do software. Com isso, aumenta-se o ganho operacional por meio do aumento de receitas e redução do Custo de Aquisição do Cliente — CAC.

Quais são os acertos e erros da implementação?

Agora falaremos sobre os principais erros e acertos presentes em uma implementação de CRM. Leia com atenção cada item para potencializar os acertos e evitar os erros!

Acertos

Use os canais de suporte

Ninguém melhor que a empresa para ajudar quando aparecer uma dúvida do que a própria empresa de CRM. Embora algumas pessoas busquem resolver o problema por contra própria, boa parte busca agilizar o processo contatando a empresa diretamente.

Dando apoio aos canais de suporte com a colocação de pessoas capacitadas na pasta, haverá um melhor entendimento dos gestores e vendedores quanto às dúvidas que podem surgir em relação ao sistema. Alguns CRMs online possuem a opção de treinamentos gravados, disponibilizados para educar a equipe quanto ao sistema.

Incentive e valorize quem usa mais

Ao criar e adotar qualquer ferramenta de gestão é importante que, além de educar funcionários e equipe a utilizá-los, que você incentive os colaboradores a utilizá-lo. Os incentivos variam de acordo com cada empresa e podem ser de diferentes naturezas. Até você mesmo, como chefe ou dono da empresa, pode dar o incentivo ao utilizar o sistema de forma regular.

Já a valorização pode ser por meio da distribuição de brindes ou da valorização pública dos funcionários que mais fizerem uso da plataforma.

Opte por um CRM simples e completo

Há vários CRMs existentes no mercado e, consequentemente, vários softwares que ajudarão na gestão desta ferramenta. Dê preferência para aqueles que sejam intuitivos, de fácil utilização e que sejam os mais completos possíveis, melhorando todo o processo, do começo ao fim.

Faça a gestão à vista

A função de gestão à vista é permitida em alguns CRMs. Essa função nada mais é do que um relatório atualizado em tempo real, em que consta as informações básicas do processo e da performance realizadas pela equipe de vendas.

Os dados são projetados em uma tela alternativa, com acesso do time ao relatório. Ao visualizar os resultados, o time saberá quem está cadastrando as maiores vendas e quem está realizando as vendas de maior valor. É importante para incentivar a competição entre a equipe.

Erros

Não pensar nos usuários finais na hora de escolher uma solução

É importante ressaltar que o principal objetivo do CRM é atender o usuário final. Dessa forma, ainda que sejam importantes os aspectos técnicos e metodológicos em relação ao CRM, não se deve deixar de lado o foco no cliente, aumentando assim o potencial do sistema, pois dá a ele o foco necessário para o seu sucesso.

Falta de processos bem definidos

É fundamental que seja definido o processo de vendas de forma bastante clara, destacando como a metodologia de vendas está funcionando. Caso encontre algumas falhas, o sistema CRM pode ajudar a identificá-las e é possível fazer correções ao longo do caminho.

Falta de integração com mídias sociais

Com o advento da popularização da internet e das redes sociais, é imprescindível que elas sejam utilizadas na equação do sistema CRM. Dessa forma, o sistema deve incluir as interações da empresa com os clientes nas redes sociais. A informação social e o engajamento da empresa nas redes podem contribuir para dar insights sobre o perfil da clientela e garantir uma fidelidade do cliente.

Por exemplo, é recomendado que você mantenha a página do facebook ativa, acompanhe a quantidade de curtidas e que tipo de material gera mais repercussão.

Não escolher uma solução de CRM que suporte versões móveis

Mais uma vez, a tecnologia deve ser levada em consideração. Atualmente, quase todo mundo possui um smartphone no bolso e ele é uma importante ferramenta de trabalho. Portanto, não deixe de escolher uma solução de CRM que suporte versões móveis, dando assim maior flexibilidade para a utilização e aplicação da ferramenta.

Não estabelecer métrica para medir o sucesso

Além de implantar o CRM e escolher softwares adequados para implementá-lo, é importante fazer um acompanhamento para medir os resultados. Dessa forma, é preciso que seja atendida uma única pergunta: “para qual problema o CRM está sendo implementado?”.

Para resolver esta questão é preciso inserir mecanismos, métricas e índices de desempenhos, além de adotá-los em cada área do negócio que será impactada pela implementação do sistema CRM.

Como a Fronter pode ajudar no processo de implementação de CRM?

A Fronter Soluções em Tecnologia disponibiliza um excelente software voltado para o ramo de concessionarias e oficinas. Temos foco na atração, conversão e fidelização de clientes. Mas não nos restringimos a apenas isso! Também oferecemos soluções para a estratégia de marketing da sua empresa!

Sendo assim, o software de CRM é uma ferramenta fundamental para a implementação do CRM na sua empresa, que ajuda na prospecção de novos clientes, aumento da retenção e de sua fidelização. Considere já inserir esta ferramenta na sua empresa!

Agora que você já sabe quais são os principais erros e acertos da implementação, visite a página da Fronter e conheça mais sobre o assunto! Temos conteúdo e profissionais preparados para tirar todas as suas dúvidas.