Entenda a importância da sustentabilidade empresarial para oficinas

Gerar diferencial competitivo por meio da excelência das atividades é essencial para qualquer empresa, independentemente da área. E isso pode ser feito não só com a execução de um serviço eficiente, mas também por meio de outros aspectos que estão indiretamente relacionados com a atividade do negócio.

A sustentabilidade empresarial cumpre um papel importante no dia a dia de qualquer empreendimento, e nas oficinas não é diferente. Dessa forma, é essencial compreender a importância da sustentabilidade para o seu negócio.

Continue lendo e veja as razões pelas quais é essencial investir nesse aspecto e ganhe benefícios para a sua organização a partir disso!

Evita multas ambientais

A legislação ambiental vigente prevê multas e sanções para as empresas que pratiquem ações que causem lesões ao meio ambiente. Por isso, ao implementar medidas que priorizem a proteção ambiental, deve-se seguir o que está acordado na lei atual.

Assim, acompanhe as diretrizes estabelecidas na legislação brasileira sobre o assunto e lembre-se que as regras nacionais são umas das mais rigorosas do mundo. Então, é essencial que você fique atento ao estabelecido, para não ser pego de surpresa em uma fiscalização.

Atente-se, ao descarte de material, uso de recursos, proteção de mata, liberação de material poluente, oferecimento de informações precisas em casos de fiscalização, entre outros.

Valoriza a sua empresa

Os cuidados com o meio ambiente continuam sendo um ponto importante para os clientes que pretendem escolher bons profissionais, que trabalhem não só com ética e qualidade, mas que também priorizem os cuidados com o planeta.

Assim, não raro, muitas pessoas, ao descobrirem problemas ambientais gerados por oficinas, decidem boicotar a empresa. No caso de oficinas, imagine a seguinte situação: um cliente vê que o óleo lubrificante é despejado junto com demais resíduos líquidos em um sistema que vai direto para o rio da cidade. Isso representa um sério risco para a fauna local, bem como para a flora das margens do rio.

Caso a informação vaze ou seja noticiada, além de toda a questão legal, ainda enfrentará a repercussão negativa com seus clientes, que poderão deixar de buscar seus serviços a longo prazo.

Evita desperdício de recursos

Uma gestão focada em sustentabilidade empresarial conseguirá realizar uma melhor gestão dos recursos utilizados no dia a dia, evitando desperdícios. Por exemplo, ao priorizar a reutilização de água, você consegue diminuir o valor final da sua conta nesse setor, com um maior custo-benefício nas suas atividades.

Assim, que tal utilizar um sistema de reuso? O próprio banheiro utilizado por você e seus funcionários (reaproveitando a água da pia na descarga, por exemplo) pode trazer uma diferença significativa no final do mês, reduzindo os custos operacionais da sua oficina.

Cuida do meio ambiente

Por fim, os cuidados com meio ambiente são essenciais, independentemente de qualquer coisa. É preciso garantir que as próximas gerações tenham a possibilidade de conviver com recursos indispensáveis, como água, flora e fauna preservadas, solos limpos de contaminação, entre outros.

O seu papel, como gestor de oficinas, é garantir que a sua atividade não contribua com a destruição do meio ambiente, implementando a sustentabilidade empresarial no seu dia a dia.

Quer mais dicas de como tornar a sua oficina mais eficiente? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail!