Como conhecer o ciclo de vida de um produto para fechar mais vendas?

É bastante comum que lidemos com a entrada e saída de produtos do mercado, dos mais variados tipos e objetivos, todos os dias e a todo momento. O que ignoramos, muitas vezes, é que existem diversas etapas envolvidas nesse processo, conhecido por ciclo de vida de um produto.

Esse ciclo de vida é um dos fatores considerados pelas empresas ao definir a redução do preço de determinado produto ou mesmo tirá-la do mercado, sendo fundamental para compreender a competitividade em determinado setor.

Explicaremos agora o que é o ciclo de vida de um produto, quais são suas principais fases e também qual a importância dentro da estratégia de marketing para seu negócio. Confira!

Entenda o que é ciclo de vida de um produto

Quando falamos de ciclo de vida de um produto estamos tratando de um modelo de tomada de decisão, que leva em consideração fatores como a melhor maneira de divulgar determinado produto, por quanto tempo ele pode ser comercializado, quais são as estratégias a serem adotadas para sua venda e até quando retirá-lo do mercado.

Esse modelo pode ser aplicado tanto em produtos sazonais, para avaliar quando começar e finalizar estratégias, quanto para definir posição de mercado de produtos perenes.

Saiba quais são as fases do ciclo de vida de produtos

É comum dividirmos as quatro fases do ciclo de vida do produto em introdução, crescimento, maturidade e declínio. Explicaremos cada uma delas mais detalhadamente abaixo. Veja!

Introdução

Primeira fase do ciclo de vida do produto, a introdução é o momento em que o produto é lançado no mercado, sendo caracterizada pelo baixo volume de produção e de vendas.

Crescimento

Na fase de crescimento do produto, estamos tratando de sua consolidação e aceitação do mercado. É nesse estágio do ciclo de vida que costumam surgir os concorrentes diretos do produto.

Maturidade

Durante o período de maturidade do produto, é percebido um baixo crescimento nas vendas do mesmo, sendo que os lucros tendem a se estabilizar ou mesmo diminuir, em decorrência da maior competição no mercado.

Declínio

A fase de declínio é considerada a última do ciclo de vida de um produto, se iniciando no momento em que o produto passa a perder sua participação de mercado, tendo vendas e lucratividade reduzidas por novos lançamentos próprios ou da concorrência, por exemplo.

Entenda sua importância e como usar estratégias de marketing para fortalece-lo

O entendimento das fases do ciclo de vida de um produto é importante por permitir que sejam desenvolvidas estratégias inteligentes e alinhadas com cada um dos momentos da comercialização do mesmo.

Isso significa que, durante a fase de introdução do produto ao mercado, os esforços de marketing devem ser concentrados na apresentação do produto, enquanto nas fases de crescimento e maturidade as estratégias devem se alinhar com o convencimento do cliente a respeito do produto e dos motivos pelos quais o seu é a melhor escolha.

Aprenda como potencializar suas vendas durante o ciclo de vida

Como é possível perceber, compreender qual o ciclo de vida de determinado produto de sua empresa também permite que você adeque as estratégias para potencializar as vendas ao longo do ciclo de vida e entenda como tornar cada fase e etapa mais eficiente, ágil e com resultados consistentes.

O que você achou de entender mais sobre o conceito de ciclo de vida de um produto e como esse conhecimento impacta nos resultados da empresa? Aproveite e confira também como é possível investir em estratégias de marketing dentro do setor automotivo!