Como é o uso de uma ferramenta de CRM no dia a dia?

Administrar a carteira de clientes é um dos principais obstáculos para uma empresa. Muitas vezes, gestores perdem muito mais tempo tentando sistematizar dados do processo de vendas do que atraindo e conquistando clientes para seu negócio. A ferramenta CRM pode ser uma ótima estratégia para auxiliar nesse processo de gestão de relacionamento com eles. O objetivo consiste em focar os departamentos e esforços da organização no acompanhamento do cliente.

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português. Ela nada mais é do que uma estratégia de negócio que tem como prioridade trazer o cliente como foco principal dos seus negócios. 

Você sabe como a ferramenta de CRM pode ajudar no dia a dia da sua empresa? Neste post te ajudaremos a utilizar essa ferramenta a favor dos seus negócios. Acompanhe!

Como é o uso da ferramenta no cotidiano do gestor?

Por mais atencioso e dedicado que um gestor seja, ele precisa de um apoio. Há alguns anos, esse apoio era realizado por cadernos, planilhas impressas e outras formas mais burocráticas, que necessitavam do controle humano para ter êxito de fato.

Vamos imaginar a seguinte situação: um gestor tem um caderno onde ele anota todas as suas ações com seus clientes, acordos, negociações, visitas e reuniões, por exemplo. Com isso, os outros membros de sua equipe precisam ter acesso diário a esse caderno para saber qual será o próximo passo a ser dado.

Porém, caso algum dia o gestor ou qualquer outro integrante do grupo se esquecer de olhar o caderno, esquecerão, por exemplo, de mandar uma proposta, de ligar para o cliente ou ir a uma reunião.

Já com um sistema automatizado, o processo ficará bem menos complicado e essa função do CRM é essencial para auxiliá-los. O CRM ajuda o gestor a se antecipar e se programar sobre as ações do cliente, tendo um controle maior sobre sua situação.

Quais funcionalidades devem ser trabalhadas com frequência?

Com o CRM é possível a inserção de todos os dados dos clientes e integrá-los em um único software, já que se comporta como um grande banco de dados. Esses dados podem ser utilizados de muitas maneiras: criar uma promoção ou realizar descontos, montar estratégias de curto, médio e longo prazo, ajustar-se melhor no mercado etc.

A ferramenta de CRM organizará todas as informações dos clientes de maneira que a organização possa otimizar a experiência dele em relação à marca. Além disso, auxilia também nas conversões de visitantes em leads e de leads em clientes. Qualquer pessoa que tenha permissão pode acessar os seus dados ou tê-los disponíveis para o setor de vendas e marketing.

O pós-venda também é uma funcionalidade muito importante do CRM para as organizações e diversas delas já estão dando mais atenção a essa fase tão importante da compra. Afinal, a venda não termina quando o cliente leva o produto para casa, na verdade esse é o melhor momento de fidelizá-lo efetivamente.

A organização pode entrar em contato por telefone, e-mail ou redes sociais para pesquisar se o produto ou serviço oferecido está proporcionando os benefícios que estava esperando. Por meio do CRM, é possível descobrir qual produto foi vendido para qual consumidor, número de vezes que ele contatou a empresa após a compra e outras informações importantes. Essa é uma ótima maneira de assegurar a satisfação dele com a empresa.

Além disso, com os dados do CRM é possível economizar grande parte do trabalho do departamento de marketing e vendas. Menos ligações precisam ser realizadas e e-mails encaminhados para maximizar as chances de conversão. Logo, podemos notar que ter um CRM atualizado também pode aumentar as receitas no final do mês.

Qual a integração do CRM com outras áreas da empresa?

Uma característica marcante do CRM é que ele não beneficia somente um departamento da empresa, ele consegue integrar diversas áreas e gerar valor igual para cada uma delas. Logo, não pense que se trata de um sistema de vendas ou de automação de marketing, pois ele também auxilia muito no suporte e sucesso do cliente.

Tudo isso simplifica também o diálogo entre os colaboradores de diferentes equipes — que compreendem melhor a situação uns dos outros e colaboram melhor entre si. Normalmente, o setor de marketing utiliza o CRM para assegurar o envio dos leads corretos ao setor de vendas: um ponto essencial no desenvolvimento de um forte relacionamento com as equipes de vendas.

Além disso, ter todo o histórico do prospecto em um único lugar economiza muito trabalho e otimiza a produtividade das equipes de vendas.

Quais informações vale a pena conferir?

O CRM ajuda a reconhecer as necessidades do consumidor e realizar uma venda mais personalizada de várias maneiras. Com isso, os resultados do seu negócio podem se ampliar.

Vamos imaginar que, para um cliente obter um produto ou serviço de uma empresa, seja necessário que ele possua um blog. Quando ele entra no site, há um formulário de contato onde ele tenha que informar nome, telefone, e-mail e endereço do blog. Todos esses dados chegam ao e-mail do responsável pela venda, que precisa acessar a internet e certificar se o blog existe e está ativo para então poder entrar em contato com o cliente em questão. 

Porém devido ao fato de serem inúmeros clientes por dia, o responsável gastaria muito tempo realizando tarefa. Para facilitar esse processo, a organização pode utilizar o CRM e instalar uma extensão que possibilite fazer um filtro desses contatos, fazendo com que chegue ao e-mail somente os clientes que tenham blogs ativos.

Portanto, caso esteja administrando um negócio e queira continuar crescendo, a ferramenta CRM é essencial. O fato é que o seu sucesso depende diretamente da sua capacidade de conquistar clientes. É preciso conhecê-los ao máximo, solucionar problemas com agilidade, fornecer respostas rápidas às suas perguntas e proporcionar uma experiência totalmente personalizada para que eles se sintam especiais.

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