Saiba como atrair clientes novos sem perder os já fidelizados

Com toda certeza, os clientes são a alma do negócio. Isso significa que, quando se tem uma empresa, é essencial saber como atrair clientes novos para se desenvolver e crescer no mercado. Porém, é preciso conquistar mais consumidores sem perder os que já estão fidelizados.

Nem sempre essa tarefa é fácil, principalmente em tempos de crise econômica. Geralmente, muitos gestores focam somente na atração de clientes e se esquecem dos compradores habituais. Organizações que concentram seus esforços na fidelização de clientes asseguram um grupo de mensageiros para sua marca. Eles atuam como forma de atração para novos consumidores e difundem a boa imagem do negócio.

Mas como atrair mais clientes sem perder os que já estão fidelizados? Nesse post apresentaremos algumas dicas que vão auxiliar a sua empresa a balancear essa relação. Confira!

Criar uma equipe focada no pré-venda e venda

É essencial ter uma equipe focada não somente na venda, mas também na pré-venda. Ter um programa de ofertas que objetive estar sempre por dentro das novidades é interessante, mas é necessário ter cuidado para não se tornar uma ação invasiva.

É sempre bom realizar estratégias com promoções exclusivas e, para tal, é primordial conhecer bem o cliente. No caso de um e-commerce, por exemplo, se um usuário colocou um produto no carrinho e não finalizou a compra, o recomendado é enviar para ele uma oferta especial.

Uma ótima forma de controlar o andamento da venda é analisar se o cliente procura por produtos indisponíveis no estoque, pois, dessa forma, é possível avisá-lo quando estes estiverem disponíveis. Outra forma de aumentar as vendas é verificar o histórico de compras para entrar em contato com o consumidor quando houver algum serviço ou produto que se adeque ao seu perfil.

Estabelecer um programa de pós-venda

O fato é que consumidores compram de empresas que oferecem uma solução para seus problemas. Por isso, depois de concretizar uma venda, pratique ações de pós-venda por meio de redes sociais ou ligações telefônicas, a fim de realizar uma pesquisa de satisfação ou de oferecer vantagens como ofertas e venda antecipada de novos produtos, com a ajuda do e-mail marketing.

Mostre que sua empresa tem responsabilidade com os consumidores e que eles podem confiar em sua marca para comprar novamente e também para recomendá-la para conhecidos. A sua equipe de atendimento deve estar sempre atenta às queixas e elogios que fazem à sua empresa. Assim, ficará muito mais fácil saber como atrair clientes novos para seu negócio.

Trabalhar os leads gerados em todo o funil de vendas

Todo cliente passa por uma jornada de compra, o que chamamos de funil de vendas — um processo que se inicia quando ele realiza uma busca para tentar resolver algum problema, até o momento em que ele compra a solução que for mais indicada para ele. Sem dúvidas, o funil de vendas é a melhor maneira de nortear os clientes em potencial por cada etapa da venda (topo, meio e fundo do funil) e criar um relacionamento mais sólido com cada um deles.

Por fim, com essas dicas ficou muito mais fácil saber como atrair clientes novos para seu negócio, sem perder os que já estão fidelizados. Estes têm grande chance de efetuar novas compras e também de indicar sua marca para pessoas próximas a eles. Além disso, é possível maximizar o ROI, diminuir os custos de ações e manter frequente o número de vendas, quando se aprende a fidelizar clientes.

Você curtiu nossas dicas para atrair novos clientes? Então aproveite a sua visita em nosso blog e saiba o que são leads e como eles guiam o marketing na direção certa!