Como aumentar a satisfação do cliente em uma oficina mecânica?

A satisfação do cliente é um dos aspectos de maior importância em uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Muitas oficinas mecânicas, por exemplo, vêm investindo na qualidade do atendimento por perceberem o quão relevante ela é e como pode ser vantajosa para o sucesso do negócio.

O êxito nessa competência está diretamente ligado à fidelização de um consumidor.

Contudo, não é fácil identificar quais estratégias certeiras e quais pontos de melhoria em seu negócio. Em outras palavras, a grande dúvida que fica é: como aumentar a satisfação do cliente em uma oficina mecânica?

Se você compartilha dessa dúvida, continue a leitura e veja o que é preciso fazer!

Estabeleça uma relação de confiança e transparência entre mecânico e cliente

Uma das primeiras formas de garantir a satisfação do cliente é estabelecer uma relação de confiança e transparência. Isso pode ser feito desde o início do contato, deixando claro que pretendem resolver o problema da melhor forma, explicando detalhadamente quais os reparos necessários no veículo.

Infelizmente, é comum encontrarmos profissionais que se aproveitam de clientes, cobrando por serviços desnecessários e utilizando peças de segunda mão (contabilizando custo de peças originais). Assim, a credibilidade dos mecânicos cai consideravelmente.

Logo, é fundamental estabelecer essa relação de confiança e transparência, através de uma comunicação efetiva. O ganho em longo prazo tende a ser satisfatório, pois aumenta as chances de fidelização.

Cumpra o tempo determinado

O cumprimento dos prazos demonstra seriedade e respeito ao cliente. Imagine, por exemplo, se um mecânico informa que são necessários 10 dias para a finalização dos serviços e, a partir dessa informação, o cliente aluga um carro para uso nesse período. Se o serviço não for finalizado dentro do prazo, haverá transtornos para ele, que automaticamente transferirá toda sua insatisfação para a oficina.

Dessa forma, o ideal é que informe o tempo correto para a realização dos serviços. Obviamente, não é nada fácil, pois em alguns casos a oficina mecânica depende de fornecedores e outras partes. 

Uma boa saída para evitar atrasos é colocar alguns dias de “gordura” ao combinar o prazo com o cliente, assim você fica resguardado no caso de o processo demorar mais do que o previsto. Ou seja, se o serviço demora 5 dias para ser concluído, você pode informa-lo que ficará pronto em 7 dias. 

No caso de ficar pronto antes, ponto para você: o cliente provavelmente ficará satisfeito! 

Porém, se mesmo com a gordura de 2 dias, ainda houver imprevistos que influenciem no prazo final, é essencial que o cliente seja avisado o mais rápido possível.

Use e abuse da tecnologia

Os recursos tecnológicos são aliados que contribuem para a satisfação do cliente. Existem soluções que podem ser incorporadas para o acompanhamento e o fechamento de serviços, prevenindo situações como:

  • Falta de matéria prima;
  • Controle dos fornecedores;
  • Melhores negociações de preço.

Invista no serviço de pós-venda

O pós-venda é um conjunto de ações que garantem um relacionamento duradouro com os clientes, não limitado somente ao período de serviço prestado.

Ele está diretamente ligado à fidelização, pois garante que o cliente não se esqueça da qualidade do serviço prestado, que pode ocasionar em novos serviços e indicações para conhecidos.

A alta competitividade do mercado faz do pós-venda uma alternativa cada vez mais importante. Fidelizar um cliente não é uma tarefa simples, mas é um grande diferencial!

Não se esqueça das pesquisas de satisfação

Como falamos do pós-venda, não podemos esquecer da pesquisa de satisfação. Afinal, sem ter conhecimento do que é necessário melhorar, ficará difícil desenvolver o seu negócio.

Todas as críticas ouvidas através dessas pesquisas devem sempre ser bem vindas e analisadas com a devida importância. 

Aumentar a satisfação do cliente em uma oficina mecânica não é simples, mas por meio de algumas atividades comuns é possível ter retorno positivo. Não perca tempo e invista já nessa alternativa!

E aí, gostou das informações que fornecemos sobre a satisfação do cliente? O que acha de conhecer nosso outro texto com 5 dicas mestres para o bom atendimento ao cliente em concessionárias? Não perca essa oportunidade!