Marketing para concessionárias: hora de dimensionar o seu orçamento!

Investir em estratégias de marketing para concessionárias é essencial para se destacar no mercado, ganhando visibilidade, atraindo mais clientes e, principalmente, aumentando as vendas. Mas você sabe como definir esse orçamento?

Para divulgar o seu negócio, a grande vantagem de apostar em mídias online (e até mesmo offline) é a possibilidade de investir o quanto você pode. São várias as possibilidades e os formatos de publicidade  basta escolher a que mais se adéqua ao seu orçamento e estratégia.

Mesmo assim, é essencial definir um valor para que você consiga desenvolver todas as ações de seu planejamento anual de marketing, conquistando bons resultados e o crescimento da concessionária. Acompanhe o nosso post para saber mais sobre como dimensionar esse orçamento.

Por que definir uma verba anual para ações de marketing?

Espera-se que toda estratégia de marketing, quando aplicada, traga um retorno financeiro para a empresa, direto ou indireto. Mas isso só acontece quando as ações são bem planejadas, e isso também inclui o valor do orçamento disponibilizado para executá-las.

Ao longo do ano, existem diversas datas comemorativas ou oportunidades que podem ajudar a sua concessionária a atrair e fidelizar clientes, além de, claro, vender mais. Para essas oportunidades, é possível desenvolver ações offline, como eventos, ou online, como posts patrocinados, veiculação de anúncios, entre outros.

Mas, para que você consiga executar ações propostas durante todo o ano, é essencial saber qual o valor anual você tem disponível para o marketing de sua concessionária. Caso contrário, você corre o risco de investir demais, e, sem um planejamento, não alcançará o retorno desejado.

Com um orçamento definido, você sabe o quanto pode investir em cada uma dessas ações, podendo modificá-las estrategicamente, caso uma delas exija um investimento maior, ou tenha grandes chances de colher bons resultados para sua empresa, sem comprometer o seu orçamento.

Como as empresas definem o budget para investir em marketing?

Definindo os objetivos

O primeiro passo que muitas empresas executam para definir o budget para investir em marketing é estabelecer os objetivos e as metas financeiras. É muito importante saber onde você deseja chegar, ou seja, qual faturamento você gostaria de atingir durante o ano, baseando-se nos resultados do ano anterior.

Assim, você poderá estudar como atingi-lo por meio das estratégias de marketing, sejam elas online ou offline, e o quanto terá que investir, observando se esse valor é viável ou não, de acordo com a situação financeira de sua concessionária.

Levantando resultados de campanhas anteriores

Se você já executou ou executa algum tipo de ação de marketing, tem noção do quanto gastou e o quanto ela trouxe de retorno para sua empresa. Observar os resultados dessas campanhas anteriores é essencial para estabelecer um novo orçamento em sua empresa.

As campanhas online são muito fáceis de serem mensuradas, como captação de leads, conversões, custo por clique ou visitante. Dessa forma, você já tem uma noção do quanto a sua empresa gasta para executá-las, podendo incluí-las em seu orçamento, se essa for uma das formas de marketing para concessionárias escolhidas por sua empresa.

A partir dos resultados que elas trouxeram anteriormente, é possível aumentar ou não o investimento em cada tipo de ação.  

Escolhendo as estratégias para testar

A partir da definição de objetivos e da análise de campanhas anteriores, já é possível escolher quais estratégias você deseja investir e os canais que serão utilizados.

Para algumas empresas, o marketing offline não é tão interessante, assim como para outras, o marketing online é complementar, mas não o mais importante. Nesta fase, o mais importante é definir quais estratégias serão utilizadas de acordo com o perfil de seu público-alvo.

É possível direcionar a sua verba para construção de um blog com dicas relacionadas a concessionária, dicas de como escolher a melhor empresa, o veículo, entre outros. Nesse caso, é essencial investir em um bom SEO para se destacar nos motores de busca.

Esses assuntos também podem ser abordados em formato de vídeos no YouTube, em e-mail marketing e podcasts, por exemplo. Além disso, é importante considerar as estratégias offline, como eventos na própria concessionária ou com parceiros que podem trazer clientes para seu negócio.

Definindo e direcionando os recursos

Depois de definir os objetivos, fazer análises e escolher as estratégias que você vai investir, é hora de definir o orçamento total que será destinado ao marketing de sua concessionária.

Depois disso, você deve direcionar o quanto vai colocar em cada campanha, lembrando que esse valor não precisa e nem deve ser igual para todas. Algumas ações requerem um investimento maior, e outras que não trazem um retorno financeiro tão grande, mas são importantes para a imagem de sua empresa, podem receber um investimento menor.

O mais importante é investir aos poucos em marketing para concessionárias, analisando sempre os resultados, para que você não disponha de um grande valor sem obter resultados, comprometendo a saúde financeira da empresa. À medida que você for conquistando seus objetivos e metas, é possível aumentar a verba para o marketing.

Investir na comunicação e publicidade de seu negócio é essencial para ter sucesso e destaque entre os concorrentes. Mas, para não ter prejuízo, estude o mercado de atuação e saiba como e quais estratégias aplicar, visando o crescimento e o aumento das vendas.

Além disso, é muito importante mensurar o desempenho de suas estratégias periodicamente. Estabeleça um prazo para analisar as ações, de acordo com o perfil de cada uma e o tempo que elas podem apresentar resultados. 

Mesmo definindo o seu orçamento anual, para não correr risco de perdê-lo e não conquistar bons resultados, você pode contar com o auxílio de parceiros, como nós da Fronter Soluções em Tecnologia.

Nós podemos ajudar você a ler as tendências de mercado relacionadas ao cenário de publicidade online e offline, definir as melhores estratégias para o seu negócio e alocar os recursos corretamente, de acordo com o seu budget disponível.

Neste post, mostramos como dimensionar o orçamento para investir em marketing para concessionárias. Quer outras dicas para fazer o seu negócio crescer? Assine a newsletter para receber nossos conteúdos.