Segmentação de mercado: saiba como vender como menos esforço

Ser dono de um negócio significa investir bastante energia em vendas, porém, muitas vezes, o esforço envolve muitos gastos e pouco lucro. É normal se sentir meio perdido no começo, mas será que você está investindo suas energias da forma correta?

Antes de tudo, é preciso entender que tentar atingir todos os consumidores sem segmentá-los é uma estratégia falha. Você está investindo pesado para alavancar suas vendas, mas não vê o retorno no mesmo nível? Não sabe como utilizar uma estratégia de segmentação de mercado? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como realizar esse processo de maneira eficaz!

Afinal, o que é segmentação de mercado?

É o processo de focar suas energias de vendas para quem realmente quer comprar o seu produto. De nada adianta ter um time comercial extremamente competente se a sua empresa ainda não definiu qual tipo de consumidor quer conquistar. Há várias maneiras de segmentarmos, veja:

  • segmentação geográfica: que é quando separamos os consumidores por regiões, estados e bairros;

  • segmentação demográfica: quando são avaliados o gênero, idade, renda etc.;

  • segmentação psicográfica: para entender o estilo de vida, hábitos e opiniões dos seus potenciais clientes;

  • segmentação comportamental: usada para analisar ocasiões de compra e atitudes em relação ao produto ou serviço.

Como fazer uma segmentação de mercado?

Antes de tudo é fundamental conhecer muito bem o seu segmento e realizar pesquisas de mercado para entender o seu público. Você pode, por exemplo, descobrir as necessidades e desejos de quem compra os seus produtos e por que eles escolhem a sua marca e não a concorrência.

Nesse momento, é possível fazer um benchmarking — que é o processo de pesquisa para comparação de produtos, serviços e práticas de sucesso utilizadas pela concorrência —, assim, é possível analisar a estratégia dos seus concorrentes. Junto a essa análise é provável que você se depare com um nicho que ainda não é muito explorado — e é aí que a oportunidade aparece! O mercado de nicho é uma excelente maneira de investir energia em um público que pode aumentar as suas vendas e diminuir seus gastos.

É possível, após a segmentação, encontrar um nicho que poucas empresas concorrem. Como exemplo, podemos citar a Citroën, que continua investindo no ramo de minivans e monovolumes e praticamente lidera com folga esse mercado.

E quais são os benefícios dessa estratégia?

Os benefícios são inúmeros! Ao realizar pesquisas de mercado e identificar seu público-alvo e um nicho não muito explorado, você pode ter maior clareza de quais canais usará para divulgação e posicionamento da sua oferta.

Também existe a possibilidade de investir esforços em campanhas de marketing de maneiras muito mais efetivas e, assim, economizar o que gastaria divulgando o produto para um público que não está interessado na compra.

É possível focar suas energias no cliente que tem reais chances de se interessar pelo seu serviço. Dessa forma, você terá maiores chances de fechar vendas e, consequentemente, a receita do seu negócio aumentará.

É preciso focar apenas em um nicho?

Como vimos, fazer segmentação de mercado e descobrir um nicho promissor pode aumentar suas vendas e diminuir custos das campanhas de marketing.

Encontrar um segmento para explorar e se tornar referência, com certeza, é uma estratégia que vai melhorar as suas vendas, porém, é importante saber que você não precisa se limitar a apenas um e pode, por exemplo, utilizar o processo de segmentação sempre que quiser explorar novos nichos.

Assim, a segmentação de mercado é um importante passo para descobrir clientes que realmente estão interessados no seu negócio e encontrar nichos ainda não muito explorados.

É após essa etapa que você pode investir suas energias para decidir uma estratégia de marketing e divulgação do seu produto ou serviço e, então, aumentar o número das suas vendas com menos esforços.

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