Quais as características das oficinas mecânicas modernas?

O setor de manutenção e reparo de veículos está em contínua evolução. É essencial acompanhar esse desenvolvimento e se modernizar, a fim de que sua oficina não fique para trás no mercado. Muitas pessoas pensam que esse processo envolve somente a parte de tecnologia, mas elas estão muito enganadas.

Devido ao fato de a concorrência estar cada dia maior, é muito importante se questionar sobre o que você tem feito para o seu negócio se destacar. Para que sua oficina não fique defasada diante da concorrência é primordial que acompanhe as inovações a fim de atrair mais clientes e se manter em posição de liderança no mercado.

Você tem dúvidas sobre como conseguir isso? Neste post citaremos algumas tendências e novidades para oficinas mecânicas modernas. Confira!

Aspecto inovador e moderno

Foi-se o tempo em que oficinas sujas e mal cuidadas tinham clientes. Hoje em dia ninguém quer levar seu veículo em uma oficina mecânica que tenha esse aspecto desleixado. Isso, na verdade, acaba gerando receio e desconfiança, além de dúvidas com relação à capacidade da oficina de solucionar o problema.

Mas não é só isso, pois o negócio ainda fica com uma rotulação pejorativa: a de que vários profissionais dessa área “enrolam” os clientes, passando falta de credibilidade.

A má aparência do seu negócio juntamente com esse rótulo pode ser fator decisório para que o cliente não queira mais realizar o serviço e procure um concorrente. Uma boa aparência começa por você, sua equipe e sua oficina. É preciso investir em limpeza, pois cria uma melhor impressão, dando mais segurança aos clientes. 

Manter o ambiente bem organizado, com produtos nas prateleiras e as ferramentas devidamente armazenadas nos painéis também ajuda a melhorar a percepção do cliente em relação ao seu negócio. Fornecer uniformes aos funcionários é uma ótima maneira de otimizar e padronizar a estética, demonstrando organização e zelo.

É preciso, ainda, manter as paredes livres de cartazes e de informações que não estejam relacionadas ao serviço prestado pela oficina. Além do design inovador do ambiente, uma oficina moderna também conta com boas instalações. 

Você não deve pedir ao cliente, por exemplo, que espere por muito tempo em pé no local em que estão os funcionários, as peças e materiais que possam sujá-lo. É essencial atentar-se também às condições do banheiro para que o cliente encontre-o em bom estado.

Gama de serviços oferecidos

Oficinas mecânicas modernas devem oferecer um número cada vez maior de soluções aos seus clientes. Se você tiver muitas possibilidades de atendimento, em um mês em que um cliente tiver decidido realizar vários serviços de manutenção será uma excelente oportunidade para que ele faça todos em sua oficina. Não perca essa oportunidade!

Nesse contexto, os autocenters são grandes concorrentes, pois atendem à necessidade de praticidade que alguns de seus clientes exigem, ofertando vários tipos de serviços em um único lugar. Amplie sua oferta de serviços e mostre que sua oficina pode ser a melhor escolha para seu cliente.

Investimento em novas ferramentas

É essencial investir em novas tecnologias e ferramentas do setor a fim de ser reconhecida como uma oficina moderna. Trabalhar com máquinas, ferramentas e peças ultrapassadas podem comprometer o desenvolvimento da prestação do serviço e prejudicar a qualidade da entrega.

Analise também se há demanda suficiente para suprir o valor da compra de todo o material. Lembre-se de que não há necessidade de investimento em aparatos que não serão usados para realizar os serviços rotineiros.

Colaboradores que trabalham na oficina

Os funcionários das oficinas modernas estão cada vez mais qualificados. Isso porque com o avanço da tecnologia em acessórios e equipamentos, a mão de obra tradicional das oficinas deve se preparar para essas mudanças. Afinal, se você pretende se destacar no mercado, seu negócio deve contar com colaboradores dispostos a aprender cada vez mais.

Por esse motivo, se sua oficina mecânica quer ser mais competitiva, são necessários investimentos na qualificação e especialização da sua equipe. Apenas dessa forma seu negócio sobreviverá diante das exigências do mercado.

É importante lembrar que muitos automóveis novos têm sido comercializados com sistemas extremamente inovadores de tecnologia. Esses veículos exigem reparos e manutenção especializados, que normalmente não são encontrados em qualquer oficina. Uma ótima maneira de crescimento para o seu negócio é atender a essas demandas. Monte uma equipe que seja capaz de realizar serviços como direção hidráulica, manutenção de ar-condicionado e outros que sejam exigidos no mercado. 

O setor de oficinas mecânicas já oferece a grande maioria dos serviços básicos. Ter a capacitação necessária para atender trabalhos diferenciados pode gerar melhores resultados ao seu negócio.

Sustentabilidade

Está em alta a valorização de políticas sustentáveis. As pessoas se sentem atraídas por organizações que se importam com esse tema. Todos os dias as oficinas mecânicas utilizam produtos que devem ser descartados de maneira adequada. Existem alguns que não devem ser jogados fora de qualquer maneira, como embalagens, borracha, óleo usado, combustíveis, líquidos de freio e plásticos.

É recomendado que você faça o descarte adequado e saliente isso aos seus clientes, demostrando respeito pelo meio ambiente. Essa atitude cria confiança na sua oficina, pois além de inovadora, ela mostra ser engajada em ações sustentáveis. Uma oficina moderna com certeza colocará em prática essa ideia.

Investimento em tecnologia

Uma coisa é certa: as oficinas do futuro terão muita tecnologia. Além dos equipamentos como balanceadoras e desmontadoras de pneus, elevadores hidráulicos, alinhadores de automóveis e rampas para alinhar o automóvel, essas oficinas terão uma tecnologia que auxiliará na:

  • oferta de um serviço de qualidade e de valor para maximizar seu lucro;

  • otimização do tempo de operação na oficina;

  • redução dos custos operacionais;

  • investimento em processos mais limpos, evitando sujeira e gastos com limpeza dentro das oficinas;

  • redução de erros operacionais causados por falhas humanas.

Diversas oficinas já estão utilizando as tecnologias digitais. Uma delas, muito usada, é os alinhadores computadorizados. Isso porque eles são equipamentos bastante simples de se operar, além de muito acessíveis.

Ademais, o investimento nesse aparelho terá um retorno a médio prazo, visto que as tarefas que fazem uso desse equipamento se tornam muito mais exatas e ágeis. Como consequência, seu tempo será otimizado e aumentará a satisfação dos seus clientes com o serviço realizado.

Por fim, todas essas dicas farão com que seu negócio seja um destaque no meio de outras oficinas modernas que existem no mercado. Afinal, o que realmente conta num mercado tão competitivo é um serviço diferenciado. Por isso, coloque mais tecnologia em seu empreendimento e note como o seu negócio irá crescer!

Agora que você conhece as tendências e novidades das oficinas mecânicas modernas, já pode entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços. Acesse a nossa página e saiba mais!