5 dicas para um atendimento de qualidade em sua concessionária

5 dicas para um atendimento de qualidade

Um ponto chave de diferenciação para as concessionárias de automóveis em todo o país hoje é o atendimento ao cliente. A única coisa que as principais revendedores têm em comum entre si, e também com as melhores empresas do mundo, é “atendimento ao Cliente de muita qualidade”. Não é mais uma exceção; A expectativa de cada cliente que visita uma concessionária, é de um atendimento no mínimo excepcional. Para ser competitivo hoje, você deve exceder as expectativas de seus clientes.

Existem muitos elementos que podem fazer com que uma empresa tenha sucesso ou não, mas algo que deve ser copiado de todas as empresas de sucesso é a “experiência do cliente”. O atendimento ao cliente é o elemento mais dramático do seu negócio que cria valor para o cliente sem lhe custar nem um centavo. E, como muitos de nós sabemos, a maioria das concessionárias falham ​​em criar uma experiência fantástica para o cliente, e esse fato sozinho cria uma grande oportunidade competitiva para você.

Criar uma ótima experiência é incrivelmente simples, mas, também, é a coisa mais difícil que você fará. Não há nada de mágico ou misterioso sobre isso, mas você tem que mudar sua mente. Você já passou 100 horas por semana focado internamente em pessoal, vendas, inventário, finanças, contratos, recondicionamento e solução de problemas. Forneça algumas horas a cada semana para se concentrar em oferecer a melhor experiência para o cliente, e a recompensa será enorme.

Cinco pontos simples que cada empresa tem em comum podem ser a partida para as concessionárias de automóveis melhorar o atendimento ao cliente. Essas idéias são gratuitas e com elas você começará a notar a diferença dentro de 30 dias após implementá-las.

5 dicas para um atendimento de qualidade em sua concessionária

1. Olhe seu negócio do ponto de vista do cliente.

Você não pode fazer isso sozinho porque seu ponto de vista é tendencioso, faça isso com os seus funcionários. Peça a amigos, familiares, parentes, conhecidos e estranhos para visitar sua concessionária e sua concorrência. Obtenha comentários realmente honestos do ponto de vista de um cliente e não se ofenda com seus comentários. Melhore suas falhas, conserte e descubra o que torna sua concessionária única e o coloca acima da concorrência.

Não se concentre apenas nos procedimentos de rotina, como atender e cumprimentar; Todo mundo faz o comum muito bem. Estamos à procura das exceções que tornam o negócio único. São essas exceções e as extraordinárias habilidades de resolução desses problemas que fazem com que uma empresa suba ao topo.

Tenha um grupo preocupado com a queixa do cliente. 99 vezes em cada 100, sua equipe não tratará as exceções da mesma forma que você, como proprietário ou gerente, teria tratado esse cliente. Por quê? Porque você começou uma política e que eles estão seguindo ao pé da letra. O que acontece é que qualquer um pode treinar seus funcionários para seguir um procedimento, mas grandes empresas treinam seus funcionários para pensar e torna-los autoridades na solução de problemas. Um problema do cliente é como um contra-ataque para uma equipe de futebol; É trabalho de todos recuperar a bola.

2. Escute ativamente tudo o que pode ajudá-lo a ver o que o cliente vê.

Pouquíssimas pessoas lhe darão feedback direto. Então você tem que olhar mais fundo para as pistas. A escuta ativa significa tomar e ouvir todas as sugestões verbais e não-verbais. Significa realmente ouvir as reações dos seus clientes aos seus processos de vendas, funcionários e instalações.

Quando você entra na porta, qual é a primeira impressão de sua concessionária? Então pense em sua primeira impressão de outras boas empresas em sua área. Um florista deve cheirar como flores frescas. Uma padaria deve cheirar como pãezinhos. Uma concessionária de automóveis deve ter aquele cheiro de carro novo.

Existe música no fundo? É ofensivo e alto? É baixo e aborrecido? Ou, é o ajuste certo para o seu ambiente? Os seus clientes são saudados na frente da loja, ou são deixados sozinhos, sem vigilância para passear o lote em busca de alguém para ajudar.

3. Medir tudo do ponto de vista do cliente.

Quão rápido o seu site carrega? Você já considerou o número de clientes que ainda usam acesso à Internet de baixa qualidade? Quanto tempo seus clientes têm que esperar pela aprovação financeira? O que eles estão fazendo enquanto esperam? Existe um lugar para os seus filhos ficarem?

O veículo recém-comprado de um cliente está preparado e limpo para entrega? Tem um tanque cheio como cortesia? A sua equipe, com entusiasmo e sinceridade, agradece? Seus clientes especiais são tratados com o mesmo respeito, cortesia?

Deve ser o trabalho número um da sua equipe exceder todas as expectativas dos seus clientes e fazê-lo com sinceridade para que o cliente se sinta bem-vindo.

4. Não basta vender carros; Maximize a diversão.

Um sorriso, entusiasmo, maneiras e a atitude pode percorrer um longo caminho com um cliente, e você deve esperar que todos os funcionários ofereçam isso a todos os clientes que visitam sua loja. A atmosfera da sua concessionária deve ser calorosa, profissional, amigável, convidativa e divertida.

Não esqueça essa última palavra também. Isso faz uma grande diferença para sua equipe e seus clientes. Ao relaxar o meio ambiente, a produtividade e a satisfação do cliente aumentam exponencialmente. Nenhum de nós, especialmente nossos clientes querem estar em torno de pessoas com uma atitude ruim. Um sorriso caloroso e energético com uma personalidade cheia de entusiasmo é difícil dizer não.

5. Melhorar constantemente.

Se você não corrigiu alguma coisa nas últimas 48 horas, acabou de ficar dois dias atrás do seu concorrente. Concentre-se nas menores melhorias que você pode encontrar. Se o seu escritório é feio ou sujo, limpe-o. Se sua equipe trata os clientes como uma interrupção em suas conversas ocupadas, mude isso. Se o seu logotipo é chato ou sua publicidade não é atraente, mude.

Há mil maneiras de transformar sua mentalidade e começar a administrar sua concessionária da maneira que seus clientes gostariam, ao invés da maneira que é mais conveniente. Lembre-se, você está tentando criar uma experiência para o cliente que pode ser descrita como “serviço de primeiro mundo”. A satisfação do cliente leva à fidelidade do cliente, o que aumenta as repetições e indicações e leva ao máximo retorno, valorize seus clientes.

Não sinta vergonha de pedir ajuda, você pode contar conosco para ajudar nesses processos, entre em contato com um dos nossos consultores para lhe ajudar!