5 ferramentas e equipamentos essenciais para oficina uma mecânica

Ter os melhores equipamentos e ferramentas para oficina mecânica, adquirir técnicas para manejar bem todos esses instrumentos e trabalhar bastante são alguns dos itens com grande parcela de responsabilidade no que se refere ao sucesso do negócio.

Com as inovações tecnológicas, é primordial escolher os equipamentos adequados. Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, é necessário estar sempre atento às novidades e ficar em dia com as novas técnicas do setor. Mas você conhece as ferramentas e equipamentos que são essenciais para seu trabalho em uma oficina?

Neste post, você as conhecerá e saberá também como a tecnologia pode ser sua aliada. Acompanhe!

Quais são as ferramentas mais modernas?

1. Torquímetros

Esse equipamento mostra a força que o mecânico utiliza para afrouxar ou apertar algum parafuso. Além disso, os valores dos torques a serem aplicados nas mais diversas peças do carro são especificados pelas montadoras de veículos nos manuais mecânicos. Assim, evitam-se problemas por ajustes fracos ou fortes demais.

2. Elevadores automotivos

Anteriormente, as oficinas continham fossos que facilitavam o acesso à parte de baixo do carro, mas isso já não é mais necessário. Após a criação dos elevadores automotivos, o carro fica suspenso e o mecânico consegue ajustá-lo ao nível do piso, sem precisar fazer muito esforço, além de aproveitar espaço na oficina.

3. Guincho hidráulico

Os guinchos hidráulicos são excelentes para reparos no motor, por exemplo. Existem alguns modelos fixos, que possibilitam mais segurança na execução dos serviços, além de alguns tipos de ferramentas que se movem por meio de rodinhas.

4. Macacos

São essenciais para suspender alguma parte do automóvel sem que seja preciso levantá-lo por completo. Alguns modelos suportam até três toneladas. Além disso, são práticos de manusear, pelo fato de contar com sistemas hidráulicos que ajudam a levantar e abaixar o veículo. 

5. Scanner automotivo

Essa é umas das ferramentas para oficina mecânica mais modernas. Ele ajuda a apurar problemas encontrados no carro, identificando com mais precisão o local exato da falha. Com ele, é possível encontrar fissuras, danos e problemas em válvulas e pistões, a fim de corrigir antes que seja preciso trocar o motor, de modo a evitar altos custos.

Como a tecnologia é uma aliada no conserto e manutenção dos carros?

O uso da tecnologia em oficinas mecânicas promove manutenções mais ágeis e mais precisas. Além disso, possibilita uma avaliação mais detalhada das condições dos veículos, melhorando, assim, o atendimento aos seus clientes.

Como a gestão das ferramentas e máquinas ajuda a reduzir perdas?

É importante ter em mente que não basta ter as melhores ferramentas e equipamentos se eles não funcionarem corretamente. Ao preservá-los, você não está apenas tendo cuidado com o objeto, preza também pela qualidade do seu serviço. Um cliente insatisfeito pode prejudicar muito a imagem do seu negócio — isso por um erro que poderia ser facilmente evitado.

Realizar a manutenção dos equipamentos da oficina mecânica ajuda a prolongar a vida útil do produto. Dessa forma, é possível evitar gastos com reposição de equipamentos constantemente. Além disso, a manutenção é uma maneira de proteger a saúde de seus colaboradores. Isso porque o mau funcionamento de uma ferramenta pode ferir um membro da sua equipe.

Por fim, a garantia de um serviço de qualidade depende diretamente da origem dos produtos e da manutenção das ferramentas para oficina mecânica. Sendo assim, é preciso escolher bons fabricantes confiáveis e com experiência de mercado. Vale ressaltar que é muito importante contar, também, com uma mão de obra especializada, com cursos de capacitações para aproveitar o melhor de suas ferramentas.

E aí, gostou do nosso post sobre ferramentas e equipamentos essenciais para oficina uma mecânica? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em primeira mão!