Como escolher um ponto comercial ideal para minha concessionária?

Um dos aspectos mais relevantes para o sucesso ou não da empresa, quando se decide montar um negócio, é a escolha do ponto comercial. Para tal, é primordial que se compreenda a importância desta etapa. Uma oportunidade valiosa para qualquer concessionária é estar no lugar certo. Afinal de contas, onde a empresa se fixará é a referência que as pessoas têm para chegar até o seu negócio.

Ao conseguir um ponto comercial ideal será possível atrair muitos clientes e será uma maneira de divulgação gratuita e frequente do seu negócio. Se estiver bem localizado, ele pode naturalmente atrair clientes, sem que grandes esforços sejam necessários.

E como escolher o ponto comercial certo para seu negócio? Para te ajudar nessa tarefa, vamos citar os principais fatores a serem levados em conta. Acompanhe!

Verificar o perfil do público daquela região

Quando estiver na etapa da escolha do ponto ideal, será necessário já ter definido o perfil e o comportamento do consumidor que deseja conquistar. Se você deve estar em algum lugar, com certeza é onde o seu público-alvo se encontra.

Uma ótima dica para as redes que estão em processo de expansão é tomar como referência o perfil de clientes das unidades com mais faturamento, verificando informações como gênero, faixa etária, potencial de consumo, renda média etc.

Em seguida, procure regiões que apresentem grande concentração deste perfil e relevante fluxo de pessoas. A ausência do público-alvo em seu entorno é o principal fator que torna um ponto ruim para o comércio.

Observar a acessibilidade do ponto

Um dos fatores que mais influenciam a escolha do ponto é o quanto uma unidade será vista. É importante lembrar que a visibilidade do imóvel é diferente para quem chega a pé, de carro ou de ônibus. Mantenha-se atento aos obstáculos que podem arruinar a visão da sua fachada, como árvores, bancas de jornais e fiação. Do alto de um ônibus, o seu possível cliente pode não enxergar a vitrine com aquela oferta imperdível, por exemplo.

Algo que pode comprometer a frente da concessionária é a aglomeração típica dos pontos de ônibus. Evite pontos que apresentem este problema! Prefira imóveis que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos, a fim de assegurar a visibilidade do seu ponto. Uma boa saída para eliminar os primeiros pontos é solicitar ao corretor do imóvel fotografias da vizinhança. Porém, para fechar negócio não deixe de fazer o trabalho de campo.

Verificar a segurança

Todo ponto comercial, principalmente se for para uma empresa do mercado automotivo, deve estar adaptado conforme as normas de segurança, a fim de evitar acidentes e também para o caso de ocorrerem possíveis tragédias. O local deve ter extintores de incêndio, saídas de emergência, assim como acesso facilitado para pessoas portadoras de deficiência, o que demonstra que seu negócio tem responsabilidade social e também está aberto a receber um público maior.

Fique atento quanto à segurança da região, isto é, se apresenta iluminação adequada ou se há grandes índices de roubo, pois isto pode acometer a segurança e o sucesso do seu negócio. Nenhum cliente vai querer ir a uma concessionária em um local perigoso, colocando em risco sua vida e seu patrimônio. Certifique-se de que o ponto escolhido tem segurança e também invista em equipamentos.

Considerar a presença da concorrência

Certamente você já considera a presença da concorrência ao escolher o ponto comercial ideal. Uma ótima dica é que se pense no perfil do seu negócio e reflita se estar próximo de um competidor é algo que deve ser evitado. É importante ressaltar que, às vezes, pode ser muito vantajoso ter concorrentes próximos, especialmente quando se trata de concessionárias, cuja compra exige comparação.

Uma pessoa em busca de um veículo certamente vai pesquisar um pouco antes de efetuar a compra e provavelmente vai preferir fazer isso em lojas próximas. Já quando os concorrentes são altamente estabelecidos e atraentes, vale procurar pontos bem longe deles. É bom verificar a quantidade de concorrentes e também se a região comporta mais um ponto com o mesmo perfil.

Você conhece toda a sua concorrência? Tome cuidado, pois ela nem sempre é óbvia. É muito importante fazer o monitoramento da presença da concorrência ou até mesmo da sua ausência, delineando seu plano de expansão por meio de estratégias interessantes para a sua empresa. Isto, pois podem haver empresas de ramo diferentes, mas que possam ser concorrentes indiretos de seu negócio.

Posicionar o negócio em lugar estratégico

Outro fator a ser levado em conta durante a sua estratégia de expansão de lojas é a posição em que se encontra no quarteirão. São grandes as vantagens de se ter um ponto comercial localizado em esquinas: acesso por duas vias e alta visibilidade. Mas será que toda esquina é um ponto ideal para seu negócio?

É preciso observar também o sentido do fluxo de pedestres e de carros, conforme o horário, para acertar na escolha do ponto. É bastante normal que ele se alterne, conforme as pessoas vão se deslocando.

Outra dica é procurar o lado da rua onde tenha sombra no período da tarde, pelo fato do movimento ser maior. Às vezes, você vai encontrar ruas muito movimentadas, com muitas lojas de um lado e placas de “aluga-se” do outro. Uma das razões pode ser justamente a incidência do sol.

Por fim, as dicas que apresentamos neste post podem ser muito úteis para escolher um ponto comercial que seja ideal para sua concessionária. É muito importante que você vá pessoalmente aos pontos que está cogitando para abrir seu negócio ou expandir sua rede. Mas, lembre-se que não deve ser uma simples vistoria. Uma ótima dica é incorporar o seu público.

Observe todos os fatores como visibilidade, acessibilidade e fluxo de pessoas. Tudo isto só ajudará para que seu negócio obtenha o sucesso desejado estando no lugar certo. Agora que você já sabe como escolher um ponto comercial mais adequado para expandir a sua rede, basta partir para a ação.

Você curtiu nossas dicas de como escolher um ponto comercial ideal? Então continue com sua visita em nosso blog, para ler o texto “3 técnicas de vendas e atendimento para aplicar em concessionárias” e saber mais sobre o assunto!