Decoração para oficinas mecânicas: como melhorar o visual?

No dia a dia, provavelmente você já deve ter notado as mudanças no perfil dos clientes de uma oficina. Esse tipo de organização tem perdido aquela imagem de ambiente sujo e exclusivamente masculino. Por esta razão, é importante pensar sobre a decoração de oficina mecânica. Como está o visual do seu negócio? Acha que precisa melhorar em algo?

A verdade é que, junto aos novos clientes, surgem novas necessidades. Logo, para fidelizar um cliente um serviço de qualidade técnica não é o suficiente. Assim, o visual da oficina passa a ser de extrema importância na hora de passar uma boa impressão, assegurando a confiança dos seus clientes sobre o seu negócio. O fato é que o consumidor está cada vez mais exigente com tudo isso, além de todo o processo de atendimento e compra.

Nesse post daremos algumas dicas para que você consiga melhorar o visual de sua oficina. Acompanhe!

Renovar a recepção

Prepare uma recepção para acomodar muito bem os seus clientes, enquanto os reparos no automóvel são feitos. Com isso, além de oferecer um serviço atencioso, também evita que o cliente fique conversando e distraindo o mecânico. O fato é que uma boa oficina mecânica preza pela qualidade do serviço e do atendimento.

Pare para imaginar o quanto é importante para que o seu cliente se sinta bem, que você o convide para aguardar em uma cadeira confortável e, ainda, oferecer a ele água, cafezinho, Wi-Fi e TV.

Dar transparência ao cliente nos ambientes

Procure criar setores para cada mecânico, pois isso fará com que cada um tenha controle sobre seu local de trabalho. Assim, cada profissional ficará responsável por cuidar da limpeza, de suas ferramentas e organização da sua respectiva área de serviço. Essa técnica é eficiente pois, assim, jamais haverá conflito no uso das ferramentas e, além disso, elas nunca se perderão.

Infelizmente este método é um pouco mais caro. Todavia, é muito vantajoso começar a investir, pois sua mecânica terá uma capacidade de atendimento maximizada. Outra opção para quem não for fazer um investimento alto é redirecionar os espaços por atividade a ser realizada.

Ou seja, coloque armários, a bancada de trabalho, elevador automotivo, o vulcanizador, o compressor de ar e etc. em lugares estratégicos para favorecer o acesso ao equipamento.

Procure pensar na ordem do trabalho a ser realizada, para colocar cada ferramenta e equipamento em ordem de uso. Isso proporcionará mais produtividade, além de agilizar o tempo na hora do atendimento. Faça uma lista do passo a passo de cada atendimento por 2 dias, a fim de conseguir visualizar melhor a ordem correta.

Depois, realize uma análise de qual a ordem de utilização das máquinas e também redefina o espaço de acordo com sua análise.

Organizar espaços e ferramentas

Quando falamos em aproveitar os espaços, isto não significa colocar vários objetos em cada “canto” da oficina mecânica. De outro modo, às vezes isso pode ser um problema e fazer com que as pessoas fiquem distraídas ou confusas pela “poluição visual” que acabam vendo no local. Por este motivo, é essencial que se saiba onde colocar cada peça de decoração, sendo ela automotiva ou não.

É importante ter atenção aos objetos maiores que devem ficar em um local onde todos possam encontrá-los, mas sem atrapalharem o fluxo dos serviços dentro da oficina mecânica. Já as peças menores, como quadros e placas, podem ficar pendurados nas paredes e integrar o clima do ambiente. Outra boa ideia é realizar a separação de um espaço da oficina mecânica para deixar algumas ferramentas expostas.

Utilize painéis para equipamentos e ferramentas menores usados frequentemente. Os espaços devem ser designados de acordo os setores de reparo, como: direção, motores, lanternagem e eletricidade.

Cuidar da decoração

Em fim, essa é a parte mais decorativa em si. O ideal é realizar uma boa pesquisa sobre itens que destinam ao ambiente do seu negócio. Conheça algumas dicas de decoração de oficina mecânica:

  • carros importados: quadros com a descrição técnica de veículos como BMW, Mercedes-Benz, Audi, entre outros;
  • pneus e rodas: rodas de tamanhos diversos expostas como quadros;
  • carros antigos: pôsteres em molduras com publicidades de veículos de outras épocas, como Omegas, Opalas e Mavericks;
  • customizações: você pode utilizar parte do estoque como decoração, como adesivos, volantes, manoplas de câmbio e aerofólios, por exemplo.

Além de todos esses exemplos de decoração, ainda é importante ressaltar a importância de uma boa e bonita mobília na sala de espera de sua oficina. A mistura de um visual despojado pode conquistar muitos clientes jovens, como ao transformar velhos barris de óleo em apoiadores de revistas ou até mesmo pallets com almofadas em um sofá.

Organização e limpeza

O investimento na organização da oficina deve iniciar com simples ações, para aos poucos, adaptar ao seu negócio. Lembre-se de que o pequeno porte da sua empresa não é desculpa para que ela seja desorganizada. É importante parar para pensar em quantos clientes você pode estar perdendo por não passar credibilidade.

Logo de cara, isso é algo essencial para a boa aparência de uma oficina mecânica. O dia a dia nesse tipo de negócio envolve a movimentação de materiais, peças, produtos e outros itens que sujam e bagunçam o ambiente. Todavia, isto não pode ser uma justificativa para o colaborador não colocar as ferramentas nos locais corretos após utilizá-las.

A verdade é que é necessário contar com a ajuda de toda a equipe, tanto na organização dos itens, quanto no descarte de lixos. O primeiro passo para conseguir uma oficina mecânica mais espaçosa, limpa e fluida é focar na disciplina em manter suas estações de trabalho organizadas e limpas.

Por fim, com essas dicas de decoração de oficina mecânica, você conseguirá melhorar o visual do seu negócio, atrair e fidelizar seus clientes. É importante destacar que inovar pode também causar um bom impacto, por exemplo, pensar em ações ecologicamente corretas para serem implementadas em sua oficina.

Agora que você sabe como melhorar a decoração de sua oficina mecânica, entre em contato conosco e conheça, agora mesmo, todos os nossos serviços!