Não sabe como anunciar no Waze? Entenda agora como é possível!

Você se lembra de quando a única possibilidade de anunciar a sua marca para o mundo era a publicidade offline, baseada em campanhas de rádio ou TV e outdoors? Pois é, com o avanço tecnológico, todos os dias surgem novas possibilidades de anúncios para as empresas.

Prova disso é o aplicativo de geolocalização Waze, que além de ser um ótimo guia de caminhos e de oferecer as melhores rotas para os motoristas, possibilita que pequenas e grandes marcas criem campanhas com anúncios que rodam dentro da plataforma.

Você sabia que isso era possível? Ainda não sabe como anunciar no Waze? Ficou curioso para conhecer essa forma de estratégia? Então continue a leitura!

Mas o que é o Waze?

Como comentamos anteriormente, o Waze é um aplicativo de geolocalização baseado em comunidade, utilizado por motoristas do mundo todo. Nele, além de ser possível descobrir o melhor caminho para um destino, também é possível interagir com outros usuários, visualizando alertas de acidentes, congestionamentos e outros perigos na pista.

Além disso, você recebe atualizações em tempo real e também pode contribuir com o aplicativo, postando suas próprias notificações sobre acidentes, barreiras etc. Ou seja, a missão desse app é fazer com que as pessoas peguem sempre a melhor rota todos os dias.

Com um aplicativo tão importante assim, os desenvolvedores passaram a buscar formas de mantê-lo sem cobrar dos usuários. Foi aí que lançaram a possibilidade de lojas e empresas anunciarem seus negócios no Waze.

Conheça alguns dados importantes sobre o Waze

Agora que você conhece melhor o aplicativo, vale a pena entender um pouco mais sobre sua presença no Brasil. Conforme o Denatran e o Sindipeças, há 50 milhões de automóveis, 42 milhões de motoristas habilitados e 10 milhões de usuários do Waze no país. Sendo que 73% dos motoristas que usam o aplicativo dirigem para destinos de até 30km de distância das suas residências. 

Além disso, o Deep Dive Mobile e a Google Brasil Q2 também trazem números interessantes, que mostram que 54% dos usuários do Waze são homens e, destes, 60% têm entre 25 e 44 anos e 69% pertencem à classe AB.

Por esses motivos, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem se reunido com executivos do Google, proprietário do Waze, a fim de debater sobre como o aplicativo pode se tornar mais útil para os usuários e também para os órgãos oficiais.

Por que anunciar no Waze?

Bom, podemos dizer que ele possibilita a integração com outras redes sociais como Foursquare e Google Maps. Dessa forma, faz com que o seu anúncio tenha muito mais alcance.

Como ele é um aplicativo inteligente e vai muito além de um mero GPS, é possível aproveitar dessa interação social para alcançar os milhões de usuários ativos da plataforma todos os dias. Além do mais, você pode monitorar em tempo real quantos potenciais clientes interagem com os seus anúncios.

E quais são os tipos de anúncio?

Então, que é possível anunciar no Waze você já sabe, mas você sabia que existem diferentes tipos de anúncios no aplicativo? Conheça agora cada um deles!

Anúncio tipo “pinos”

Esse é o mais básico dos três tipos oferecidos pelo Waze, baseado na localização. Conforme os motoristas estão transitando, os anúncios aparecem em formas de placas e avisam que o seu negócio está próximo. Quanto mais próximo o motorista estiver, maior ficará o anúncio. A vantagem desse tipo de propaganda é que, se o motorista tiver interesse em clicar nela, receberá instruções de como chegar até o seu endereço.

Anúncio tipo “busca”

Esse anúncio tem a seguinte função: quando o motorista pesquisar (daí o nome “busca”) por destinos, o seu negócio ficará promovido no topo dos resultados, contendo nome e logo da empresa e sugestão do endereço.

Anúncio tipo “takeover”

Esse tipo de campanha funciona como um outdoor digital e é exibido quando o motorista está parado, por ser o anúncio de tamanho maior. Assim não atrapalha a rota e não se torna perigoso para o motorista.

Quanto custa em média anunciar no Waze?

A forma de cobrança do Waze é baseada em CPM (custo por mil impressões). Ou seja, mesmo que o motorista não clique, a cada mil visualizações será cobrado o valor que você definiu ao criar a campanha. O valor mínimo para anunciar no Waze é de 2 dólares por dia e você pode encerrar ou pausar a campanha a qualquer instante.

Outra informação importante é que, até o momento, o Waze exige que você tenha um cartão de crédito internacional, com uma das seguintes bandeiras: Visa, Mastercard, American Express ou Discover. Aliás, é muito importante também mencionar que a cobrança é realizada no final de cada mês, então, esteja atento à fatura do cartão!

E como anunciar no Waze?

Você deve estar pensando: tudo bem, eu já entendi por que devo fazer isso, mas como anunciar no Waze? Os passos para chegar lá são simples e vamos te mostrar agora:

1. Entre no site do Waze Brasil e crie a sua conta para cadastrar sua empresa. Logo após fazer o login no site, você deverá colocar o nome do seu negócio e uma breve descrição, bem como adicionar o endereço dele.

2. Informe o tipo de empresa.

3. Determine quanto quer gastar por dia (fique atento aos valores mínimos!).

4. Coloque as informações de cartão para o faturamento. É preciso lembrar que, por enquanto, o Waze só aceita cartão internacional.

5. Faça o anúncio, escolhendo o tipo que se adapta melhor às suas necessidades!

Vale a pena anunciar no Waze?

Agora que já te mostramos as possibilidades de anunciar no Waze, provavelmente você deve estar se perguntando se realmente vale a pena investir esforços nessa estratégia. O que podemos dizer é que, como qualquer investimento em campanhas de anúncios digitais, é realmente necessário testar para obter os primeiros resultados.

Por isso, você deve analisar se a sua marca é compatível com a proposta de anúncios do Waze, de aparecer para os motoristas durante o trajeto. Vale a pena, antes de comprar os anúncios, fazer uma busca no aplicativo para observar as empresas que investem nas propagandas de cada tipo.

Obviamente, existem pontos positivos para qualquer organização que escolha os métodos disponíveis: as campanhas dentro do aplicativo são acessíveis e as ferramentas para mensurar os resultados são bem completas. Assim, você pode ver número de usuários atingidos, quantos potenciais clientes o seu anúncio impactou, a distância média percorrida a partir dos anúncios e muito mais.

Como você pôde perceber, além de um ótimo aplicativo para o trânsito, o Waze também proporciona que as marcas anunciem na plataforma, tornando-se uma ferramenta que pode alavancar bastante o seu negócio.

O sucesso da estratégia vai depender de muitos fatores. Porém, mesmo não sendo possível afirmar se você terá resultados positivos de imediato, o desenvolvimento do uso das ferramentas poderá ajudar a traçar estratégias mais efetivas para seus anúncios online. Além disso, é certo que, pelo número de usuários do Waze, sua marca será vista por muitas pessoas.

E aí, gostou da dica que trouxemos no post de hoje? Então, se você quer continuar sempre informado, não deixe de ler outros artigos, como o que escrevemos sobre marketing para concessionárias!