O que pensar ao fazer um logotipo para uma oficina mecânica?

Um logotipo para oficina mecânica é a chave para apresentar seu negócio em uma única imagem. Inclusive, é a ligação mais marcante, visualmente falando, do cliente com a mensagem que se deseja transmitir. Uma criação abrangente ou dispersiva incorporará à sua marca os mesmos valores. Logo, esse trabalho deve ter atenção redobrada e trabalho intensivo para chegar ao objetivo do negócio.

A marca e o nome são importantes no peso e no reconhecimento da empresa nesse mercado tão competitivo como é o atual. O recomendado é que seja feito um brainstorming — uma reunião com as pessoas dos cargos mais importantes da sua empresa para exporem várias ideias e selecionarem a melhor para essa tarefa.

Nesse post, apresentaremos alguns aspectos importantes desse processo de criação do logotipo de sua oficina. Acompanhe!

Conceito

Quando você decidiu criar sua oficina mecânica, certamente já tinha em mente um conceito e objetivos definidos, não é mesmo? Por este motivo, a primeira dica é sempre determinar exatamente o que seu negócio é e o que você quer entregar de valor para seus clientes. A marca é pautada sobre os valores da sua oficina e, por meio dela, deve-se passar esses valores, com os quais os seus clientes poderão se identificar.

Uma vez que a visão da marca esteja estabelecida, será possível interpretar seus conceitos primordiais em um logotipo para oficina mecânica por meio de cores, símbolos e palavras.

Inovação

Gerar uma identidade visual é um elemento obrigatório para o empreendedor, diante de um cenário cada vez mais competitivo no mercado de oficinas mecânicas. Não basta somente criar uma identidade visual para a oficina, é necessário usá-la ao máximo.

Beneficie-se de todo o material e esforço utilizado na criação e aplique sua identidade visual em fachadas, carros, uniformes, cartões, site da oficina, redes sociais etc. Dessa forma, você otimiza o processo de memorização da marca, que será sempre lembrada pelos clientes quando necessitarem dos serviços da sua oficina.

Assimilação

Uma logo simples é aquele que tem algo único e não apresenta informações e detalhes que acabam dificultando a memorização. Um logotipo pode ser usado para diversas aplicações, portanto, a variabilidade para tamanhos e cores deve ser sempre levada em conta na sua definição — seja para outdoor, aplicação em um selo postal etc.

É necessário haver uma adequação das cores e fontes usadas no logo, pois elas dizem muito sobre o negócio. Elas têm o poder de transmitir tanto um ar de alegria quanto de seriedade. Já que se trata de uma oficina mecânica, opte por aquelas que emitam o máximo de seriedade possível.

Com essas dicas ficará mais fácil escolher o nome e a marca do seu negócio, de forma a atrair clientes. A escolha do logotipo para oficina mecânica deve ser um processo cuidadoso, visto que ele identifica visualmente a marca. Muitas empresas não levam a sério, podendo ocasionar danos ao negócio. Você não quer que isso aconteça com a sua empresa, não é mesmo?

Então, é fundamental conhecer táticas que atraiam e fidelizem clientes. Continue aprofundando sua pesquisa, baixe o nosso e-book sobre Marketing no setor automotivo: estratégias on e offline e impulsione o seu negócio!