Recompra garantida: como isso impactou o mercado automotivo?

Hoje em dia, as marcas e concessionárias estão buscando novas maneiras de fidelizar os clientes não somente com a empresa, mas também com os automóveis. Enquanto alguns adquirem veículos para passar o tempo que for necessário com ele, há aqueles que preferem fazer a troca mais frequentemente. Afinal, não querem ficar de fora dos lançamentos de suas marcas favoritas.

Por este motivo, para clientes que dão valor ao montante investido em um automóvel, existem alguns planos de recompra garantida. Esta funciona como uma forma de financiamento e é uma alternativa muito lucrativa para os consumidores de carros novos. Isso porque, o comprador adquire seu veículo e pode trocá-lo após o período que a concessionária estipular. 

Deseja saber mais sobre a recompra garantida? Então, continue a leitura do nosso post!

O que é recompra garantida?

Trata-se de um tipo de financiamento de veículo que está crescendo cada dia mais em números de adeptos no Brasil. Isso se deve ao fato de o condutor, que está participando dessa modalidade, realizar parceria com a concessionária em troca de facilidades na hora de negociar e trocar seu carro. O fato é que os valores da entrada e das parcelas são menores do que os praticados em financiamentos comuns.

A recompra nada mais é do que a possibilidade do consorciado vender novamente a sua carta de crédito para a empresa responsável pelo consórcio. 

Um exemplo: caso você tenha investido em um consórcio de veículos e queira requisitar a recompra da sua carta de crédito, pelo fato de não apresentar condições de realizar o pagamento das outras parcelas, pode solicitar à administradora que adquire a sua carta de crédito e depois faça o reembolso do valor que foi investido.

Representa contratação de um plano que antevê os seguintes termos:
  • pagamento da entrada do veículo, entre 30% e 60% do valor;

  • parcelas com menor preço, em torno de 24 a 36 meses;

  • cumprimento da parcela final do financiamento;

  • chance de solicitar recompra depois do período determinado pela concessionária.

Quando chega o momento de pagar a última parcela, seu carro é usado como pagamento de um novo. Dessa forma, quem decide pela recompra consegue quitar a última parcela e, também pode usar o restante do dinheiro para dar entrada em um lançamento.

Outra possibilidade é pagar com antecedência a última parcela. Dessa forma, se quiser manter o carro depois do prazo determinado, pode continuar com ele. Todavia, é perdida a supervalorização sugerida no plano de recompra.

Quais as vantagens para as concessionárias e os clientes?

A principal vantagem da recompra é a possibilidade de trocar o carro depois de um período entre 24 e 36 meses. Ademais é bastante atrativa a diminuição no preço do parcelamento. Essa diferença é perceptível especialmente se comparada a outros planos.

É possível ainda ter a segurança de que seu veículo usado será recomprado pela marca, com uma margem de valorização maior do que a média. Caso o carro esteja com a quilometragem ultrapassada, por exemplo, a equipe da concessionária vai fazer uma avaliação do automóvel e ele poderá ser utilizado em uma nova negociação, como acontece em qualquer outro financiamento. 

As parcelas intermediárias ficam menores, deixando as maiores para serem pagas exatamente pelo valor quitado na recompra. Para quem quiser trocar de automóvel em um período menor, esse tipo de plano é muito benéfico, especialmente por ter um custo mais acessível.

Ao assegurar a possibilidade de recompra, a concessionária mostra-se como uma opção mais confiável de investimento para clientes. Pois, o valor do fundo de reserva fica isento e a taxa de administração é paga somente após a contemplação, garantindo o seu valor integral, com correção, caso não tenha condições de investir ou não queira mais a sua carta de crédito.

É importante lembrar que, quanto mais você esperar pela contemplação, menor será o valor da taxa de administração. 

Quais as regras e condições da recompra?

Como vimos, há muitos benefícios nos programas de recompra. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é ficar atento à quilometragem do automóvel, que deve ser menor a 10.000 km ao ano. Inclusive, a conservação dele deve ser considerada.

Também é necessário ter prudência para evitar amassados e riscos no veículo, assim como manter a pintura do carro em sua tonalidade original. O calendário de manutenções deve ser respeitado e a solicitação de recompra realizada com certa antecedência em contrato.

Para solicitar a carta de crédito é necessário que a pessoa seja contemplada. Dependendo da empresa de consórcio, o cliente não paga taxa de administração. Isso significa que, naturalmente, as parcelas aumentam um pouco depois de ser sorteado. Isso tudo já é prenunciado em contrato.

O prazo para solicitar a recompra pela empresa responsável é de até 90 dias, após a contemplação. Para tal, antes dela, só podem ter sido pagos o valor de até 50% da sua cota. Caso o comprador invista em um automóvel em 48 meses e só for sorteado no 23º mês, por exemplo, pode realizar o requerimento sem nenhum problema. 

Porém, na hipótese de ter pagado um percentual mais elevado, após o 26º mês, que daria mais do que a metade do valor do bem, não é possível utilizar essa vantagem. Nessa situação, o consumidor da empresa tem o direito de recompra garantida e não fica sujeito a uma avaliação prévia, a fim de que a sua carta de crédito seja novamente obtida pela administradora.

Depois de pedi-la, a empresa realiza em até 10 dias úteis o depósito na conta corrente do consorciado, com todos os valores corrigidos pela poupança.

Como vimos, a recompra garantida é uma ótima opção de investimento. Todavia, a modalidade exige muita cautela com o carro. Caso os requisitos não sejam cumpridos, o comprador terá que realizar o refinanciamento do saldo devedor, a fim de quitá-lo, ou então vender o automóvel por conta própria, desde que ainda queria fazer sua troca.

Agora que você sabe como a recompra garantida impactou o mercado automotivo, entre em contato com a Fronter e conheça os melhores serviços para concessionárias.