Software de gestão empresarial para pequenas empresas: minha oficina precisa?

A competitividade e as exigências aumentam a cada dia no mundo corporativo. Essa realidade vale para negócios de todos os portes, portanto não há espaço para amadorismo. Nos empreendimentos de menor tamanho, os desafios são ainda mais visíveis.

Nesse contexto, é possível contar com um software de gestão empresarial para pequenas empresas — inclusive as oficinas mecânicas. Como as micro e pequenas organizações dependem ainda mais de decisões acertadas, regularidade nos processos e qualidade nos resultados, o caminho é a adoção de um sistema integrado de gestão.

Pensando nisso, a seguir falaremos sobre algumas das vantagens de um software de gestão empresarial desenvolvido especialmente para negócios como a sua oficina. Acompanhe!

Maior controle de processos e clientes

A capacidade de controlar absolutamente tudo do negócio é um aspecto importante do software de gestão. O pedido do cliente pode, por exemplo, ser monitorado desde o momento em que é lançado, passando por etapas como: estoque, separação da mercadoria, emissão de nota fiscal, expedição e entrega. Isso também vale para os serviços realizados na oficina.

É possível acompanhar todas as fases do pedido de serviço ou da solicitação de produtos até o recebimento pelo cliente. O público está cada dia mais exigente e, para acompanhá-lo, é preciso otimizar os processos de todas as empresas (independentemente do porte).

Melhores orçamentos

O uso de um software de gestão permite que a oficina organize e padronize seus processos. Isso porque todas as informações e os dados administrativos são introduzidos e armazenados no sistema sempre da mesma maneira, independentemente da pessoa que o utilizará.

Com as ferramentas de gerenciamento presentes no programa, é possível controlar os custos, realizando uma comparação entre o planejado e o realizado. Essa análise é essencial para manter os serviços prestados dentro do orçamento previsto, além de apurar as fases que apresentaram falhas de execução ou de orçamento.

Assegurando o histórico de tais informações, é possível tirar proveito das lições aprendidas e melhorar continuamente os processos.

Aumento no número de vendas fechadas

De fato, a comunicação é uma das maiores responsáveis pelos bons resultados de um negócio. Ter uma equipe de trabalho alinhada e informada quanto a tudo o que se passa dentro da oficina mecânica torna o trabalho mais fácil e eficiente.

Ao utilizar um software de gestão, é possível acompanhar de perto negociações, visualizar informações relevantes sobre o cliente e monitorar todo o histórico de serviços ou vendas.

Assim, pode-se dizer que, além de aperfeiçoar a comunicação interna entre os colaboradores — o que reflete positivamente nas vendas —, esse tipo de sistema auxilia na manutenção de um bom relacionamento com os clientes. A razão é simples: a possibilidade de acesso ao histórico de serviços anteriores.

Além disso, ao preservar a base de leads, é possível visualizar rapidamente os dados dos contatos armazenados, o que facilita a elaboração de estratégias de marketing direcionadas à satisfação das demandas do seu público-alvo. O software de gestão auxilia no planejamento de quanta mão de obra ou matéria-prima é necessária para o desempenho da oficina em um dado período.

Profissionalismo

Vale lembrar que, após a aquisição do software, é importante fazer um bom cronograma de ações para a implantação do sistema de gestão empresarial. Nele, devem constar prazos e responsáveis.

É imprescindível a participação do maior número possível de colaboradores internos nos treinamentos. Assim, haverá uma melhora na curva de aprendizagem sobre todas as funções do software, ao passo que sua incorporação na rotina da oficina será facilitada.

Esses sistemas levam os processos do seu negócio a um novo patamar de profissionalismo, eliminando retrabalhos, redundâncias, controles ineficientes e desperdícios de tempo ou outros recursos valiosos da oficina. Além disso, eles geram ganhos na escala de produtividade, promovendo a sustentabilidade dos processos internos e a redução de custos.

Entregas no prazo

Quando o serviço está em atraso, obviamente o cliente fica insatisfeito. Isso leva à perda de reputação do seu negócio, além de possíveis prejuízos financeiros resultantes do aumento do tempo de execução.

É possível, por meio de gráficos e comparações entre tempo planejado e realizado, que o gestor tenha um controle sobre os prazos de entrega. Dessa forma, torna-se viável intensificar ou transferir a mão de obra, a fim de evitar possíveis atrasos.

Ganho de tempo

Na verdade, essa afirmação não é precisa. Tempo não é algo que se ganha — mas é perdido com muita facilidade. Não estamos falando somente sobre o desperdício de um recurso muito importante. Basicamente, o software funciona mostrando claramente as atividades relacionadas a um determinado período.

Sejam contas a pagar e a receber, sejam compras: todas têm em comum um prazo a ser cumprido. Perceber esses limites de tempo constantemente é a maior garantia de uma tomada de decisão consciente.

Bom custo-benefício

Utilizar um software de gestão empresarial para pequenas empresas não é apenas uma maneira de automatizar os processos e garantir seus dados, mas também um caminho para a redução de custos.

O sistema apresenta uma interface intuitiva e simples, favorece o trabalho e possibilita que os usuários o operem de modo eficaz e menos suscetível a erros. Consequentemente, ocorre uma redução significativa no tempo em que os colaboradores necessitarão para inserir dados, além de um aumento na produtividade.

O custo de implementação é superado muito mais rapidamente do que o esperado. Devido à organização obtida após a implantação de um software de gestão, a produtividade aumenta significativamente e, consequentemente, o faturamento apresenta uma evolução.

No mercado, existem diversos softwares de gestão empresarial, mas alguns deles se destacam pela ótima relação custo-benefício. Há sistemas voltados para a gestão eficiente do pequeno negócio que são completos e, ao mesmo tempo, fáceis de serem trabalhados.

Por fim, quando for implantar um software de gestão empresarial para pequenas empresas, considere a totalidade de personalização das ferramentas e as funcionalidades do sistema que será utilizado, assim como o trabalho para configurá-lo e implementá-lo. Lembre-se de que, ao contratar o serviço, você terá uma equipe sempre preparada para prestar um suporte especializado.

Agora que você já sabe como o software de gestão pode ajudar em sua oficina, entre em contato conosco e veja quais são os serviços que oferecemos!